VoIP-na-telefocnia-residencial
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

VoIP na telefonia residencial

Quem pensa que a tecnologia VoIP é voltada apenas para empresas, está totalmente enganado. As vantagens da telefonia em nuvem também se estendem para quem escolher ter esse sistema em casa. Com o VoIP residencial, dependendo do pacote contratado, é possível escolher o número, fazer chamadas para todos os cantos do mundo com a mesma tarifa, tudo fazendo uso da internet.  

Além disso, essa é uma excelente alternativa para as pessoas que trabalham em casa. Para quem busca por economia em ligações essa também é a opção ideal. Quer saber mais sobre VoIP residencial? Então continue lendo e descubra agora mesmo!   

O que é VoIP?  

VoIP é a abreviação de Voice Over Internet Protocol. Em português essa sigla significa Voz sobre Protocolo de Internet. O termo também é conhecido por Voz sobre IP, telefonia IP ou ainda telefonia em nuvem.   

Essa tecnologia permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet. O fato de não usar as redes convencionais, torna o seu preço mais acessível. O que livra os clientes das tarifas abusivas e dos contratos de fidelidade praticados por operadoras convencionais.   

Com o VoIP você tem mais mobilidade, e pode usar a tecnologia onde estiver. Basta estar conectado à uma rede de internet. Além de contar com tarifas únicas a qualquer horário e para qualquer operadora. Confira a seguir como essa tecnologia funciona e porque ela vem substituindo os planos de telefonia convencional. 

Como funciona o VoIP Residencial?  

Com uma linha VoIP residencial você tem maior economia, pois o valor de sua compra é totalmente convertido em créditos VoIP. Esses não perdem a validade. Então a compra de créditos pode ser feita de acordo com o seu consumo.  

Com os planos você tem o total controle de suas ligações. E o melhor: sem cobranças de taxas extras, surpresas e com as mesmas vantagens e qualidade de serviço de qualquer plano VoIP. Além de oferecer preço de minutos mais em conta do que os que são oferecidos pelas telefonias convencionais, e mobilidade de utilização do serviço.  

Para que seja feita a implementação do serviço VoIP, o cliente deve ter, primeiramente, uma linha de internet em sua casa. Saiba mais detalhes no próximo tópico. 

O que é preciso para instalar o VoIP Residencial?  

Para instalar o VoIP residencial, não é preciso muita coisa. Basta ter acesso a uma conexão de internet banda larga por meio de um roteador. Ele vai compartilhar os dados necessários para a conexão, e o adaptador, para que o telefone convencional fique apto a esse tipo de chamada.  

Caso prefira, você pode adquirir um telefone IP. Com ele, não é preciso fazer a conexão com o modem. O aparelho sozinho tem capacidade de receber e enviar dados. Os conectores desses equipamentos são similares às placas empregadas em redes de computadores. Eles tornam a conexão direta e mais rápida. O telefone IP é mais indicado para empresas. Mas para o caso de querer aposentar o aparelho convencional, essa pode ser uma boa ideia.  

Você deve gostar também:  Use Voz sobre IP no seu escritório de advocacia e reduza o custo com telefonia

Para começar a usar essa estrutura, é preciso comprar créditos em alguma operadora. Com o VoIP Residencial, a compra de créditos funciona igual à contratação de um plano de telefonia móvel em que o valor investido é todo utilizado para as chamadas.  

Mas o VoIP tem assinaturas mais acessíveis e valores reduzidos de chamadas. O cliente pode escolher o valor que quer pagar em seu plano pré-pago. Além dos custos mais baixos e da praticidade em realizar chamadas por meio da internet, as operadoras VoIP não cobram taxas adicionais.  

Se a sua intenção é fugir dos abusos e burocracias da telefonia convencional, em que as operadoras são campeãs em reclamações no Procon, você vai estar no caminho certo. Com o VoIP você tem diversas vantagens como custos reduzidos para diversas chamadas, inclusive internacionais. Fora a mobilidade que o sistema proporciona. Afinal, a telefonia é fixa, mas você não. 

VoIP Residencial e Home office 

Home office é uma das formas de trabalho mais populares atualmente, não só no Brasil, mas em todo o mundo.  

Muitas empresas estão preferindo contratar pessoas para contribuírem na sua produtividade de forma remota. Além disso, a maioria das pessoas que quer abrir sua própria empresa ou trabalhar como freelancer considera ter um home office.  

Muitos benefícios são ganhos através do trabalho em home office, seja em mobilidade, economia ou flexibilidade. 

E trabalhar em casa ficou ainda mais prático e econômico com a utilização do VoIP. Com essa tecnologia você pode entrar em contado com seus clientes sem sair do seu local de trabalho. E também pode fazer chamadas para familiares e amigos que moram em outras cidades ou no exterior, pagando tarifas reduzidas e diferentes das operadoras convencionais.  

Como migrar para o serviço de VoIP?

Para migrar para o VoIP é simples! O serviço é feito pela empresa contratada, na maioria das vezes por telefone mesmo. E é ela que deve se preocupar com todos os detalhes. Mas, existem algumas informações interessantes que devem ser investigadas antes de contratar a empresa ideal:   

  • o conceito da operadora no mercado;   
  • a rota de telefonia que a operadora usa;   
  • qualidade do suporte oferecido;  
  • velocidade da sua Internet. 

Faça um teste antes de contratar   

Através da telefonia VoIP é possível ter vantagens nem sempre oferecidas pela telefonia convencional. Uma delas é a liberdade de fazer testes sem compromisso. Ou ainda trocar de planos a qualquer momento. Tudo isso para acompanhar e estar de acordo com a evolução da sua empresa.    

Aproveite o teste e comprove a qualidade dos serviços oferecidos.  

Para finalizar uma boa dica: quando for contratar uma empresa de Voz sobre IP compare e analise bem as provedoras. Com o crescimento deste ramo, surgiram muitas empresas e nem todas conseguem oferecer a melhor qualidade.   

Você deve gostar também:  História do VoIP

Para te ajudar nessa missão recomendamos a leitura do artigo como escolher uma empresa de VoIP para seu negócio. 

Depois de todas essas informações sobre VoIP Residencial é possível perceber que a telefonia em nuvem já é o presente e o futuro da comunicação. Se você ainda é um cliente das operadoras convencionais peça sua portabilidade para o VoIP. Entre em contato com a nossa equipe. Esclarecemos todas as suas dúvidas. Estamos esperando por você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email