Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

VoIP: 10 mitos e verdades sobre a tecnologia

Mitos e verdades sobre o VoIP _Nvoip

A telefonia em nuvem vem se destacando cada vez mais no cenário empresarial. Mais empresas têm investido na telefonia VoIP para levar seu negócio a um outro patamar. E isso porque a tecnologia permite que, além de mais qualidade em suas ligações, sua empresa reduza gastos e adicione ferramentas e recursos.

E, mesmo que essa tecnologia hoje esteja sendo bem mais difundida no mercado, ainda há muitos rumores que impedem empresários de aderirem a ela. Por isso, na hora de pesquisar prós e contras sobre tecnologia é bom você procurar boas fontes. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa mas encontramos muita informação errada também.

Então, das coisas que ouvimos falar sobre o VoIP, o que será que é verdade e o que é mito? Hoje trouxemos alguns pontos que são dúvidas de muitos clientes e vamos te contar se é ou não é verdade.

O que é mito e o que é verdade sobre o VoIP

Mesmo sendo referência como solução de comunicação, o VoIP ainda não está presente em todas as empresas. E isso se dá, principalmente, por conta da falta de informação ou de informações incorretas espalhadas por aí.

Agora vamos ver e entender algumas verdades e alguns mitos sobre a telefonia em nuvem.

1. Mito: O VoIP tem qualidade de ligações inferior à da telefonia convencional

Muito pelo contrário. O VoIP é uma telefonia que tem seus dados digitalizados e transmitidos através da internet. E isso é o que confere a ele o status de melhor telefonia. Rápido, prático e sem ruídos, a telefonia em nuvem garante à sua empresa mais qualidade na hora de atender seus clientes.

Como dito, o sistema de telefonia VoIP utiliza a internet, o que faz com que as ligações sejam muito mais constantes e sofram menos com interferências e ruídos. As chamadas são completamente claras gerando uma comunicação objetiva e sem espaço para falhas ou incompreensões.

Este mito, de que o VoIP entrega ligações com qualidade inferior, existe muito pelo fato de que, antigamente, não possuíamos boas redes de sinal de internet no país. Era tudo bastante precário. Então isso prejudicava muito a qualidade das chamadas. 

Portanto, garanta que seus colaboradores tenham acesso a uma boa internet para que sua empresa continue oferecendo excelência em qualidade.

2. Verdade: O VoIP funciona sem uma linha de telefone fixo

Agora vamos para essa que é uma das melhores vantagens que o VoIP proporciona à sua empresa: o número virtual. Ele se destaca por poder ser utilizado em diversos dispositivos utilizando um único número. 

O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número normal em que você recebe chamadas do mesmo modo que ocorre com um número convencional. 

O que o diferencia é que ele recebe as chamadas e/ou pode roteá-las para um número específico do usuário.

Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum. 

3. Mito: o VoIP é um serviço caro

Mesmo sendo algo inovador e uma tecnologia relativamente nova, o VoIP não é mais caro que a telefonia convencional. Na verdade acaba sendo o contrário disso. Como disse a alguns tópicos acima, a telefonia em nuvem pode reduzir seus gastos em até 70%.

Você deve gostar também:  Vendas conversacionais: porque utilizar chatbots no seu negócio

Isso porque você tem tarifas reduzidas, manutenção remota, automatização de recursos e um investimento relativamente baixo com aparelhos para utilizar o sistema.

A telefonia VoIP promove ainda uma economia considerável pelo fato de que as ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas. 

Se sua empresa possui filial e a comunicação entre ela e a matriz é intensa, por exemplo, não se preocupe com tarifas. Com o VoIP você consegue conectar os sistemas e é capaz de interligar as suas sedes.

E independe da localidade em que elas estejam, tornando todas as suas ligações internas (entre filiais) gratuitas.

E esse mito de ser um serviço mais caro, existe porque o VoIP agrega muitos recursos e ferramentas ao seu sistema. Porém, você não paga nada a mais por isso. Quando você contrata o VoIP pela Nvoip, por exemplo, você paga apenas pelos seus créditos. 

Você tem controle sobre seus gastos pois os serviços VoIP são, em sua maioria, pré-pagos.

Portanto, você antecipa seus gastos e escolhe o plano de acordo com o que sua empresa precisa. E caso você não utilize todo o crédito que pagou em um mês, você não os perde, eles acumulam para o próximo período.

4. Verdade: Com o VoIP você atende ligações do trabalho em casa

Essa é outra vantagem maravilhosa de ter telefonia em nuvem: a mobilidade. Com o VoIP o mundo todo pode ser seu escritório.

Se você possui uma rotina ativa, precisa estar em locais diferentes o tempo todo para fazer seu negócio funcionar, opera em home office ou está sempre em eventos com certeza essa é a melhor vantagem que você pode usufruir.

Você pode utilizá-lo através de um aparelho celular, por exemplo, para atender suas ligações de onde você estiver. Nada de ficar preso a um local físico! Atenda às ligações de sua empresa de qualquer lugar do mundo e sem pagar nada a mais por isso. 

Você mantém o número de sua empresa e atende as chamadas de seus clientes diretamente de seu smartphone, tablet, notebook, softphone ou qualquer outro dispositivo com todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.

Com o plano VoIP as vantagens de mobilidade estão incluídas e você não paga nada a mais por isso. E ainda consegue utilizar recursos importantes como gravação de chamadas, relatórios em tempo real, ramais telefônicos, atendimento automático, API etc. 

Telefonia virtual

5. Mito: Telefonia em nuvem é mais cara que a convencional

Mito. Fazer uso da telefonia VoIP gera redução de custos e agrega recursos à sua empresa. Comparada ao convencional, o VoIP economiza em até 70% dos seus gastos com telefonia.

Isso ocorre porque a instalação é facilitada, não há necessidade de manutenção constante. Além do suporte que pode ser feito remotamente, o que é uma grande vantagem para o isolamento e o trabalho em home office.    

Outra informação que comprova o custo-benefício, é o fato de saber exatamente o quanto foi gasto em cada ligação.

Então, você terá o controle financeiro do quanto a sua empresa gasta com as chamadas, o tempo médio de algum atendimento ou solução de problemas, por exemplo.  

6. Mito: A qualidade da ligação é ruim 

Mito. Um critério muito importante na hora de escolher serviços VoIP é saber qual a rota é utilizada pela empresa.

Muitas pessoas tem o primeiro contato com a telefonia em nuvem por meio de aplicativos como WhatsApp, Skype e Messenger.

Nesses aplicativos a qualidade da chamada é ruim porque utiliza a pior rota para os dados, a GSM. 

Entender as diferenças entre as rotas é fundamental. Operadoras VoIP competentes utilizam as melhores rotas para oferecer o seu serviço. Dessa maneira, a qualidade da ligação é garantida. Portanto, o som das chamadas é ótimo, também não acontecem falhas de áudio. 

Você deve gostar também:  Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

A Nvoip, por exemplo, só oferece ligações com as rotas CLI e ITX. Ambas são rotas de interconexões de extrema qualidade. Ou seja, sem ruídos, chiados e queda das chamadas. 

Outro requisito importante para o bom funcionamento do VoIP, é a internet. A principal característica dessa tecnologia é ser digital.

Então, é recomendável ter bom sinal de internet ou, dependendo do seu caso, ter uma internet dedicada.   

7. Verdade: O VoIP se adapta às necessidades da sua empresa 

Verdade. A escalabilidade é uma das grandes vantagens do VoIP. Então, pense comigo, a sua empresa cresceu e precisa de mais ramais de telefonia.

Você logo pensa que aumentará o gasto, certo? Usando um PABX em nuvem, ou com uma URA, com operação de VoIP você pode ter mais números conectados sem ter um aumento grande no financeiro. 

Assim, toda a sua comunicação é via internet. Seus dados e a telefonia é feita em nuvem, o que reduz gastos com estrutura física.

Além de proporcionar acesso rápido às suas informações de telefonia e comunicação. Também dará mais segurança aos dados da sua empresa.

Pense em outro caso, sua empresa reduz o quadro de funcionário e precisa de menos números de telefone. Sendo assim, você continuará a pagar apenas pela tarifa e telefones que estiver usando.

Pela mesma alternativa, com o VoIP, a telefonia irá se adequar à sua empresa.

8. Mito: VoIP é viável apenas para grandes empresas

Mito. Hoje as soluções em VoIP estão muito além das grandes organizações. Então, independente do tamanho da sua empresa, a telefonia em nuvem vai gerar redução de gastos e melhorar o seu atendimento.

Também poderá contratar planos de acordo com a sua necessidade. Ou seja, pensar em VoIP é uma alternativa abrangente.

9. Verdade: Você pode usar o VoIP em vários dispositivos

Verdade. Mais uma das vantagens do VoIP é ser compatível com múltiplos aparelhos. Assim, com a telefonia VoIP, você e sua equipe podem atender e realizar chamadas com o dispositivo que acharem melhor (ou mais fácil).

Softphone, tablet, computador e telefone fixo podem ser utilizados para operar com números VoIP e seus recursos. 

Esse é um grande benefício para home office. Assim, você pode se comunicar com a sua equipe pelo dispositivo que for mais fácil e estiver ao alcance no momento.

Essa fato também dá maior mobilidade a comunicação da sua empresa, pois você pode realizar chamadas independente do local, basta ter sinal de internet.

10. Mito: VoIP não realiza ligação para 0800 e 4003

Mito. Não são todas as operadoras VoIP que oferecem essa possibilidade. Mas a grande maioria, sim. Então, com um número de operadoras VoIP, a única limitação são chamadas de emergência. 

A dica é pesquise sempre. Tanto os serviços ofertados, como as tarifas e planos. E assim, conhecer o mercado e quais os benefícios vai trazer para o seu negócio é indispensável.

Portanto, a telefonia em nuvem cumpre a maioria das funcionalidades da convencional e ainda expande seus recursos.

Considerações

E então, gostou desse conteúdo sobre os mitos e verdades do VoIP? Se quer mais dicas sobre VoIP, telefonia, atendimento e tecnologia, continue ligado no nosso blog e nos siga no Instagram e LinkedIn.

Está em busca de um serviço de telefonia capaz de tornar o seu negócio mais escalável? Então você está no lugar certo. Entre em contato agora mesmo com um de nossos colaboradores e conheça mais sobre nossos planos de número nacional e número virtual.

Além disso, nós te damos R$5,00 para testar nossos serviços e conhecer melhor a tecnologia VoIP. Para isso, basta você se cadastrar no nosso painel.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com