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Enviar mensagem de texto: 10 dicas para o uso estratégico

As estratégias para envio de SMS ainda são uma das principais formas de comunicação das empresas. Por isso, você precisa estar atento na hora de enviar mensagem de texto para seus clientes?

Você com certeza já cadastrou seu número em algum site, ou adquiriu algum produto, e após isso começou a receber inúmeras mensagens de texto, certo?

Isso acontece porque enviar mensagem de texto é uma maneira barata e bem prática de se comunicar com os clientes. E, por isso, é um recurso usado por praticamente todas as grandes e médias empresas.

Quer conhecer mais sobre as estratégias empresariais por envio de SMS? Então segue a leitura que nós vamos te contar.

Por que enviar mensagem de texto?

Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture em 2017, o volume de mensagens de texto enviadas foi de mais de 6,6 bilhões. Neste número estão inclusas empresas de muitos setores.

Porém, o principal setor a enviar mensagem de texto com a finalidade corporativa foi o financeiro – bancos, corretoras, casas de empréstimos, e etc.

Mas você já respondeu algum SMS enviado por uma empresa?

Essa pergunta revela outro fato curioso, apontado por uma pesquisa realizada pela Opinion Box, onde apenas 24% das pessoas vão responder os SMS que a sua empresa enviar.

No entanto, 98% das pessoas vão abrir a mensagem de texto recebida, ou seja, a sua mensagem será lida pelos consumidores. Mas ela só será respondida caso você tenha boas estratégias para “pescar” o lead, prospect ou cliente não fidelizado.

10 dicas para enviar mensagens de texto de forma estratégica

Saber enviar mensagens de texto de forma estratégica é essencial para que você consiga extrair todo o potencial de uma ferramenta de SMS.

Essa solução é extremamente útil para diversos fins e contém a abrangência necessária para ações de marketing, vendas, retenção e pós-venda.

E, por essa natureza, você pode enviar mensagens de texto para atingir diferentes públicos.

Por exemplo, as empresas do setor financeiro costumam enviar mensagem de texto para fazer cobranças, oferecer crédito, autenticar senhas, e muitas outras coisas. E a sua empresa pode fazer igual.

Sendo assim, a sua empresa pode enviar mensagem de texto para:

  • Impulsionar vendas;
  • Cobrar alguma dívida;
  • Oferecer promoções e descontos especiais;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Oferecer um bom Customer Service;
  • Aproximar o cliente da sua marca.

Tendo isso em mente, nós separamos 10 dicas para você enviar mensagens de texto de forma estratégica, englobando todas as possíveis finalidades do envio de um SMS. Confira a lista.

1 – Crie promoções especiais

Nada atrai mais um cliente do que promoção.

Por isso, tenha em mente que, caso você envie promoções de forma regular, o seu cliente vai prestar mais atenção quando você enviar mensagem de texto.

Sendo assim, crie promoções especiais, apenas para aqueles que abrirem o SMS enviado.

Desta forma, você garante que a mensagem será lida e que o cliente terá interesse nos futuros torpedos que a sua empresa enviar.

Assim, uma boa dica para você esquematizar isso é que sejam enviados códigos de desconto pelo SMS e que os códigos precisem ser cadastrados no seu site.

Isso garante que, além do cliente prestar atenção à sua mensagem, ele também te forneça dados importantes – com e-mail, idade, localidade, e muitas outras coisas.

2 – Tenha estratégias de marketing

O SMS é uma das estratégias mais importantes para empresas que buscam um meio de comunicação que informe e seja eficiente. E os benefícios que esse recurso agrega ao marketing são evidentes.

A explicação consiste no processo: é o marketing que traça os planos e campanhas para a geração de vendas, branding e remarketing.

Por isso, você precisa se certificar de que, quando for enviar uma mensagem de texto, esteja de acordo com as estratégias pensadas por esse time.

Além disso, é possível que o seu time pense na forma mais adequada para se comunicar através deste canal tão importante – que no caso do envio de SMS é interessante que seja direto e bem curto.

3 – Seja objetivo

Como nós acabamos de te contar, você deve ser direto e curto ao enviar mensagem de texto para os seus clientes.

Isso é necessário porque é difícil cativar através de um SMS e ninguém tem paciência de ler uma mensagem gigante. Então, se atenha ao objetivo principal e seja sucinto.

Assim, você deve escolher qual o foco da mensagem que vai enviar e qual o público-alvo. Após isso, tenha certeza de que o seu SMS trata deste assunto de forma clara, sem enrolações.

4 – Tenha um bom pós-venda

Focar no pós-venda é outra importante forma de fidelizar os clientes. Isso porque o pós-venda é o reforço do bom atendimento da jornada de compra.

Sendo assim, após o cliente realizar uma compra na sua empresa, você deve enviar mensagem de texto de maneira constante para ele, afim de entender se ele esta satisfeito com o serviço ou produto oferecido.

E aí, esta gostando das dicas? Então continue a leitura, ainda não chegamos na melhor parte.

5 – Se aproxime do cliente

Você não precisa enviar mensagem de texto apenas para tratar de negócios.

Neste sentido, é importante que a sua empresa tente criar uma régua de relacionamento com os clientes. E, para isso, é preciso que você envie mensagens mais amigáveis.

Um bom exemplo disso é enviar mensagem de texto em datas comemorativas.

Enviar uma mensagem desejando um feliz aniversário, por exemplo, pode ser uma boa forma de criar essa conexão importante com o seu cliente.

Assim, o cliente se sente querido e reconhecido pela sua empresa. Isto pode gerar bons frutos no longo prazo, como a fidelização deste cliente ou até quem sabe que ele recomende a sua empresa para outros.

6 – Enviar mensagem de texto apenas em horário comercial

Parece uma dica boba, porém muitas empresas não se atentam para isso e acabam por perder os clientes.

Ninguém quer ser importunado com um SMS às 3h da manhã com a oferta de um produto.

Por isso, você tem que se atentar ao envio de mensagens em horário comercial.

Desta forma, o cliente não se sente incomodado com as mensagens e isso aumenta as chances de que ele leia elas.

7 – Atenção a ortografia

Para você enviar uma boa mensagem de texto, é preciso que ela esteja livre de erros de ortografia.

Então, tenha foco total para encontrar e corrigir os erros.

Assim você consegue garantir que a mensagem será facilmente compreendida pelos seus consumidores. E, além disso, ainda evita que haja algum problema de comunicação e de entendimento.

8 – Não faça spam

Enviar spam não é uma boa forma de conseguir clientes, ela funciona melhor como uma maneira rápida de conseguir inimigos.

Por isso, é essencial que você evite enviar mensagens de texto em forma de spam.

Uma boa forma de fazer isso é tentar fazer com que cada mensagem seja “única” para o cliente.

Nós sabemos que personalizar mensagem para cada um dos clientes é praticamente impossível. Mas você pode segmentar os seus clientes em algumas categorias e personalizar as mensagens através deste parâmetro.

Desta forma, os seus clientes recebem um tratamento minimamente personalizado e você ainda evita o envio de spam.

9 – O descadastramento deve ser fácil

Nem todo cliente gosta de ficar recebendo mensagens de texto, se certifique de que ele consiga se retirar da sua lista de envios. Porém, torne esse processos simples e sem burocracia.

Desta forma, ele pode até mesmo se interessar em voltar algum dia.

10 – Sempre envie SMS nas suas campanhas

A dica principal é: você deve enviar mensagem de texto em todas as suas campanhas.

O envio de SMS para a sua lista de transmissão é importante para ajudar no engajamento dos seus novos produtos, serviços e campanhas de venda.

Neste sentido, você precisa estar sempre em contato direto com os seus clientes através das mensagens de texto.

Gostou das nossas 10 dicas para uma boa estratégia para enviar mensagem de texto? Então fica aqui que nós separamos uma última sugestão para você.

11 – Enviar mensagem de texto em massa

O envio de SMS em massa é barato e traz consigo diversas vantagens.

Entre elas, podemos listar:

  • Alta taxa de conversão;
  • Baixo custo;
  • Entrega garantida;
  • Prático.

Por isso, lá vai a nossa última dica para você: tenha uma ferramenta capaz de enviar SMS em massa para os seus contatos.

Desta forma, você pode divulgar as suas campanhas com um custo reduzido e de forma automática -através de uma SMS API.

Aqui na Nvoip, com a nossa API 2.0, você consegue até mesmo programar o envio das mensagens – com data e hora para o disparo do SMS.

Considerações

Enviar mensagem de texto é uma forma barata, veloz e simples de se comunicar. E isso não é diferente para o meio corporativo.

Portanto, usar o SMS para se conectar com os clientes e leads é uma tendência que veio para ficar. Por isso, não fique de fora dessa, conheça nossos planos de SMS.

Além disso, a nossa API tem integrações nativas com diversos sistemas e plataformas para te auxiliar em suas campanhas.

E não para por aí, aqui na Nvoip ainda possuímos os planos de número nacional – 0800 e 4003 – e de número virtual. Assim, você pode complementar o seu atendimento e ter tudo integrado em uma mesma plataforma.

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Pedro Caetano

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