Blog

Inbound Sales ou Outbound Sales? Qual o melhor?

Com o avanço e a expansão da internet e das redes sociais, os métodos de vendas mudaram. Com isso houveram também rápidas alterações de comportamento dos consumidores. Todo esse redirecionamento trouxe avanços. Principalmente nos setores de marketing e vendas online, se adaptando a um novo mundo com ideias diferentes. Dessa forma os termos Inbound Sales e Outbound Sales ficaram comuns no vocabulário da era do Marketing Digital

Assim, o objetivo deste texto é diferenciar o Inbound Sales do Outbound Sales. Além de apontar suas principais vantagens e desvantagens. Dessa maneira fica mais fácil para que você decida qual é o melhor para a sua empresa. Siga a leitura! 

A internet e as vendas

Podemos observar que há algum tempo atrás, antes da popularização da internet, uma venda era feita de maneira completamente diferente. Para comprar algo era preciso ir até uma loja física e conversar com um vendedor, que sabia sobre determinado produto ou serviço. 

Atualmente a compra foi facilitada pelo mundo virtual. Agora não é mais preciso sair de casa nem para se informar, nem para comprar algo. A tecnologia permite que a partir de uma simples pesquisa no Google seja possível comparar preços, ver inúmeros modelos em diversas lojas. 

Agora que já demos um contexto de toda a situação, vamos ao que interessa: as definições do que é inbound sales e outbound sales. Assim você vai ter uma base sobre o tema para facilitar sua decisão sobre qual aderir. A partir disso vai ficar mais fácil enxergar as diferenças e saber qual o mais adequado para sua empresa. 

O que é Inbound Sales

O Inbound Sales, que também pode ser denominado como Vendas Inbound, em suma é uma estratégia de atração de clientes. Ele pode ser caracterizado como a forma com que os consumidores naturalmente encontram a empresa ou os produtos e serviços que estão procurando.  

Neste processo quem procura pela empresa são os próprios potenciais consumidores e não ao contrário. Dessa forma eles conseguem suprir suas necessidades sem que as empresas entrem em contato diretamente com eles. 

Essa metodologia de vendas nasceu a partir do Inbound Marketing. Este, por sua vez, tem o intuito de atrair e fidelizar o cliente a partir da disponibilização de materiais e conteúdos relevantes como artigos em blog, posts em mídias sociais, vídeos, e-books, e diversas outras maneiras.  

Dessa forma, através de conteúdos de qualidade, o potencial cliente aceita deixar informações mínimas para contato como email, nome da empresa e talvez até o número de telefone. Assim os leads são coletados e nutridos com e-mails marketing e disponibilização de ofertas através de campanhas. 

Benefícios do Inbound Sales

Um dos maiores benefícios do Inbound Sales é que, por conta deste processo se utilizar amplamente dos meios digitais e da internet, a empresa pode atingir clientes em qualquer lugar do mundo, sem precisar se deslocar até ele. 

O Inbound Sales tem o intuito de aumentar a produtividade e eficiência do time de vendas. Além do faturamento da empresa, mas isso a longo prazo. Assim o online é a estratégia predominante, com o offline servindo como um complemento. 

Nessa metodologia o lead vai saber do que se trata a ligação e como conseguiram seu número. Portanto vai estar mais disposto a conversar, já que estava buscando sobre o tema, que de alguma forma interessa. 

E por último, caso você não tenha compreendido esse conceito, temos um artigo sobre Inbound Sale que pode ajudar você a entender um pouco mais sobre esse assunto.

O que é Outbound Sales

O Outbound Sales, diferente do Inbound Sales, é uma abordagem de vendas ativa. Ela funciona assim: a empresa define um perfil ideal de clientes, busca formas para conquistá-los, e só depois, entra em contato com esse perfil.  

Com esse método têm-se maior controle de quando e como vai ser a interação com os potenciais consumidores. Isso por saber o momento adequado que vai ser feita a abordagem, já que não é preciso esperar o interesse do lead.  

Mas com isso as chances de ser inconveniente e de repelir esse potencial cliente também são maiores. Isso porque ele não teve interação com o seu tema anteriormente, de modo que sua abordagem pode ficar fora de contexto. 

Também pode acontecer do lead não precisar da sua solução, o que faz com que muitas tentativas de contato sejam em vão, ocupando a equipe com ligações e deslocamento de forma desnecessária. 

Porém, com o avanço e a expansão da internet, o comportamento do consumidor mudou e o outbound sales teve que se adaptar a essa era. Foi assim que surgiu o Outbound 2.0, que faz uso das tecnologias para divulgar para o perfil certo. 

Assim, atualmente, a divulgação ocorre pelos meios online, como banners e anúncios em sites, popups, Facebook Ads, Google Analytics, etc. 

Por fim, no Outbound Sales a metodologia pode ser mais adequada para empresas que focam em um nicho e que já sabem quem são os clientes em potencial. 

Então, quer saber um pouco mais sobre o Outbound Sales? Pois bem, caso tenha ficado alguma dúvida temos conteúdos complementares que abordam o conceito de Outbond e suas características.

Qual é o método ideal para minha empresa?

Agora você deve estar pensando: qual método de vendas aderir em meu negócio? Quanto a essa resposta, você só vai ter ao avaliar a empresa, os clientes e as metas definidas. Fica um pouco mais fácil decidir quando se pensa nas características do Inbound Sales e do Outbound Sales e vê que elas não são excludentes. Muito pelo contrário. Os dois métodos podem ser combinados para você ter melhores resultados. 

Ou seja, tudo vai depender de qual o tipo de foco que a empresa tem. Fazendo um vínculo com quanto a empresa quer crescer em determinado espaço de tempo. Além das as ações que ela pretende realizar.  

O Outbound Sales, por exemplo, pode ser ideal para empresas que buscam por uma comunicação mais direta, modelos de comunicação de massa e atingir resultados mais rapidamente. Já o Inbound Sales pode ser ideal se você busca por um resultado a médio e longo prazo.

Mas tenha em mente que todos os métodos, seja o Inbound Sales ou Outbound Sales, têm suas vantagens e desvantagens. O ideal é saber integrar os dois em sua empresa para maior visibilidade e lucratividade. 

Conclusão

Agora que você sabe o que é Inbound Sales e Outbound Sales e suas principais diferenças, vantagens e desvantagens, compartilhe esse conhecimento com seus amigos e colegas de trabalho! 

Quer avançar um pouco mais no assunto e continuar o estudo? Indico a leitura sobre como otimizar seu processo de vendas. 

E, se você nunca teve contato com o VoIP, nós te damos R$5,00 para testar, na nossa plataforma. Basta se cadastrar no nosso painel.

Gostou do artigo e não quer ficar por fora de nenhuma novidade? Então nos siga no YouTube, Instagram e LinkedIn.

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago