Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

MVNO: entenda esse modelo

o-que-e-mvno

Uma MVNO, ou Mobile Virtual Network Operator, nada mais é do que uma Operadora Móvel com Rede Virtual.

No entanto, uma MVNO não é a detentora da infraestrutura, rede e nem mesmo da frequência usada para oferecer os serviços.

Apesar de este tipo de operadora já ser bem antiga e bastante utilizada fora do Brasil, o MVNO ainda não é bem difundido por aqui.

Ficou curioso pra saber mais sobre as MVNO’s e como elas funcionam? Então segue a leitura que nós vamos te contar como a rede virtual funciona, quais as operadoras usam esse tipo de rede, os modelos existentes e as vantagens em adquirir um serviço desse tipo.

O que é uma MVNO?

Quando falamos sobre operadoras de telefonia móvel, qual a primeira coisa que vem na sua mente? Uma infraestrutura robusta, composta por torres e antes espalhadas por todo o canto? Então você está prestes a se surpreender.

Uma MVNO não tem nenhuma dessas coisas.

Em suma, uma Operadora Móvel com Rede Virtual tem o seu funcionamento idêntico ao de operadoras tradicionais. Mas, não são as donas da rede e nem da frequência de transmissão.

Mas então, como é que uma MVNO funciona?

Basicamente, as Operadoras Móveis com Rede Virtual compram o direito de uso de parte da estrutura já implantada por outras empresas.

Neste sentido, elas fazem uso das torres e antenas de operadoras maiores.

Sendo assim, uma MVNO é responsável somente pela comercialização do serviço e pelo atendimento aos clientes. Enquanto a empresa dona da infraestrutura é quem se preocupa com os investimentos pesados em torres, antenas e manutenções, além das questões legais.

Além disso, vale ressaltar que uma Operadora Móvel com Rede virtual compra minutos, SMS, dados móveis, no atacado. Assim, pagam um preço muito mais baixo do que o consumidor final pagaria caso estivesse utilizando os serviços diretamente das operadoras de telefonia móvel convencionais.

Resumindo, podemos dizer que uma MVNO é uma operadora de celular que:

  • Não possui rede própria nem frequências;
  • Utiliza a rede de outras operadoras;
  • Compra no atacado (minutos, SMS, dados…);
  • Paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou tem participação na receita.

Benefícios para os usuários

As Operadoras Móveis com Rede Virtual oferecem diversas vantagens para os clientes, principalmente porque tem custos reduzidos se comparadas com empresas de telefonia convencional.

Assim, uma das principais vantagens em usar uma MVNO é que as empresas deste segmento comumente praticam preços mais baixos. Logo, você paga menos para utilizar um serviço de qualidade.

Além disso, este tipo de empresa atende um mercado mais nichado e, portanto, com menos clientes.

Você deve gostar também:  Jornada de Compra e Marketing de conteúdo

Isto é bom para quem contrata o serviço, porque permite que o SAC seja melhor operacionalizado por parte da empresa, eliminando assim uma das principais reclamações feitas por clientes de grandes operadoras.

Tipos de MNVO

Como os MVNOs são efetivamente definidos por sua falta de infraestrutura, um MVNO necessariamente precisará ter acordos em vigor para acessar a rede de, pelo menos, uma MNO (Mobile Network Operator).

Por isso, o tipo de MVNO é determinado por quão “espessa” ou “fina” é a camada tecnológica que as Operadoras Móveis com Rede Virtual adiciona sobre seu acesso à rede da Operadora Móvel que fornece as torres e antenas.

Revendedor de marca

Os revendedores de marca dependem quase que totalmente da Operadora Móvel com a qual eles tem o acordo de utilização de rede.

Eles não possuem nenhum elemento de rede – como estrutura própria de cartões SIM, modens próprios, etc..-, mas podem ter suas próprias operações de atendimento ao cliente, marketing e vendas.

Provedor de serviço

O provedor de serviços trabalha em cima das suas próprias operações de suporte ao cliente, marketing, vendas e distribuição.

Além disso, eles tem a capacidade de definir suas tarifas, independentemente dos preços de varejo definidos pelo Mobile Network Operator.

Assim, são menos dependentes do modelo operacional das provedoras do sinal.

Provedor de serviço aprimorado

O MVNO gerencia uma implementação técnica mais completa. Sendo assim, eles possuem uma infraestrutura própria para a distribuição, venda e suporte. O que permite ao MVNO maior controle sobre suas ofertas.

Esses Mobile Virtual Network Operators têm um foco mais pesado na marca, propriedade do cliente e diferenciação por meio de serviços agregados como dados e cartões SIM.

MVNO completo

Esses MVNOs têm uma implementação de rede operando essencialmente com a mesma tecnologia de uma operadora de rede móvel. Além de possuírem as mesmas características dos provedores de serviço aprimorado.

Uma Mobile Virtual Network Operator completa tem, basicamente, as mesmas funcionalidades de uma Mobile Network Operator. Assim, a única diferença entre estas empresas reside no fato de que as MVNO não possuem as próprias torres e antenas.

número virtual

MVNO no Brasil

Atualmente, existem diversas Operadoras Móveis de Rede Virtual no país. No entanto, muitos usuários não sabem diferenciá-las das redes convencionais.

Para ajudar com isso, a ANATEL regulamentou a existência de dois tipos de Mobile Virtual Network Operator, sendo eles:

  1. Credenciado de Rede Virtual – Neste tipo de MVNO, o que define o modelo de negócios é o contrato firmado entre o credenciado e a prestadora do serviço. Além disso, a ANATEL apenas homologa o contrato. Desta forma, o credenciado não precisa ser um provedor qualificado pela mesma. Por isso, toda a comunicação entre o MVNO e a ANATEL é feita através da provedora original da rede;
  2. Autorizada de Rede Virtual – Aqui a MVNO é prestadora do Serviço Móvel Pessoal (SMP), assim como a provedora da rede, porém sem Radiofrequência, operando por meio de compartilhamento de rede com as Mobile Network Operators. Normalmente, as autorizadas ramificam sinal para as credenciadas.
Você deve gostar também:  Gestão inteligente para empresas

As MVNOs autorizadas mais conhecidas são:

  • Datora – TIM;
  • Surf Telecom – TIM;
  • America Net – TIM;
  • Unifique – Vivo;
  • Vecto Mobile – Algar;
  • J Safra – Claro;
  • Telecall – Vivo;
  • Next Level Telecom – Vivo.

Entre as principais credenciadas de MVNO no Brasil podemos citar:

  • Correios Celular – Credenciada Surf Telecom;
  • Uber Celular – Credenciada Surf Telecom;
  • AMPERNET – Credenciada América Net;
  • BT Brasil Serviços de Telecomunicações Ltda. – Credenciada Datora;
  • Rocinha – Credenciada Surf Telecom.

MVNO no mundo

Em Dezembro de 2018, haviam mais de 1300 Mobile Virtual Network Operators ativos ao redor do mundo. Esse número representa cerca de 220 milhões de conexões à celulares.

Neste sentido, aproximadamente 2% dos celulares do mundo estavam conectados através de um MVNO.

Os 8 países com a maior quantidade de Operadoras Móveis de Rede Virtual são, em ordem:

  1. Estados Unidos – 139;
  2. Alemanha – 135;
  3. Japão – 83;
  4. Reino Unido – 77;
  5. Austrália – 66;
  6. Espanha – 63;
  7. França – 53;
  8. Dinamarca – 49.

Ainda vale a pena ressaltar que fora do Brasil é possível encontrar MVNOs que tenham um público alvo menos “pulverizado”. Ou seja, atendem a nichos mais específicos.

Por exemplo, a Telcel América, que utiliza as redes da T-Mobile, tem seu foco voltado para estrangeiros que precisem falar com pessoas em outros países. Por isso, eles oferecem ligações ilimitadas para números da China, Canadá, México e Índia, algo próximo do que a telefonia VoIP te permite fazer.

Considerações

Conseguiu entender como funciona o modelo MVNO? Nós sabemos que é complexo. Por isso, se tiver dificuldade, volte no texto.

E se você quer conhecer um novo tipo de telefonia, então que tal conhecer o VoIP? Com ele você pode fazer ligações telefônicas através da internet.

Aproveite e leia nossos conteúdos sobre como fazer ligações internacionais e como fazer ligações gratuitas pela internet.

Ficou interessado em ter a tecnologia VoIP para auxiliar o atendimento da sua empresa? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos colaboradores e conheça melhor nossos planos de número virtual e número nacional.

Além disso, se quiser testar gratuitamente, nós te damos R$5,00 para gastar na nossa plataforma. Para garantir seu bônus é só se cadastrar no nosso painel.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o blog e nos siga no Instagram, LinkedIn e YouTube. Assim você não perde nenhuma novidade do mundo VoIP.

Até a próxima.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com