Blog

SIP Trunk: o que é

Atualmente a tecnologia está em constante avanço. Dessa forma a cada dia novidades aparecem para ajudar a vencer as dificuldades trazidas pela crise. O SIP Trunk é uma delas. Muitos só ouviram falar, mas de fato, não sabem muito a respeito. Outros, nem mesmo conhecem o termo. Por isso esse artigo pretende explicar o que é o tronco SIP.

Mas o fato é que o SIP Trunk é uma tecnologia que permite receber ligações telefônicas, de voz, vídeo e mensagens. Isso diretamente de uma linha telefônica virtual para uma central de atendimento.

Leia, descubra mais e veja como sua empresa pode economizar com os custos de telefonia com o SIP Trunk, entre outras vantagens. 

O que é SIP Trunk

Podemos dizer que o SIP Trunk é bem parecido com um sistema de telefonia convencional. O que o difere é que ele funciona através dos dados de navegação de uma internet banda larga. Ou seja, não precisa de um fio físico.  

Agora, para falar sobre SIP Trunk, (ou em português: tronco SIP) temos que contextualizar primeiramente sobre o protocolo SIP. 

Session Initiation Protocol, é a tecnologia fundamental para sinalização e controle de comunicações multimídia.

Nos últimos anos, a indústria de telecomunicações adotou o SIP (Protocolo de Iniciação de Sessão) como padrão para sinalização de ligações telefônicas via rede de dados.  

Como funciona o SIP Trunk?

O SIP Trunk funciona como uma ferramenta de comunicação com clientes. A sua função é criar um computador pessoal para se tornar um PABX eletrônico. 

E dessa forma receber chamadas locais ou nacionais e convertê-las em dados para viajar pela internet banda larga até seu destino. 

Ademais o serviço SIP Trunk oferece as mesmas funcionalidades de uma conexão digital (E1). A diferença é que não precisa de uma conexão exclusiva com a operadora. A conexão entre o PABX e a operadora que fornece o serviço SIP Trunk é realizada através da rede de dados (Internet). 

Dessa maneira a comunicação entre empresa e cliente é facilitada. E seu negócio consegue oferecer um serviço eficiente de atendimento telefônico, mas com os custos diferentes da telefonia convencional. 

Muitas vezes fica mais barato do que um telefone residencial. 

Por conta da flexibilidade do SIP Trunk é possível utilizar mais de uma operadora com o serviço. Assim fica garantida a disponibilidade em caso de interrupção do serviço.

Como a comunicação é feita através da internet, é necessária a utilização de uma solução de QoS (Quality of Service) para garantir uma boa qualidade de voz.  

Já o recebimento de ligações por meio do SIP Trunk é feito através de um número virtual (DID), que pode estar fisicamente localizado em outra cidade, estado ou até mesmo país. 

Com a utilização do SIP Trunk em um PABX depende apenas de configuração, sem precisar de nenhum outro equipamento.

Por conta disso, o custo de implantação é menor, mas como o sistema depende da internet, é preciso possuir uma boa conexão para o seu bom desempenho. 

Quem deve usar o SIP Trunk?

Apesar de ter sido criado com foco na telefonia, o protocolo SIP é interessante para diversos segmentos: redes de ensino, jogos, produtos comerciais e nas demais aplicações que exijam tecnologia de comunicação com múltiplos recursos, segurança e qualidade. 

Além disso a solução de SIP é ideal principalmente para empresas e instituições que precisam se comunicar através de centrais telefônicas. Com essa tecnologia as empresas encontram qualidade de serviço, flexibilidade e custos acessíveis nos serviços de voz. 

Vantagens

Ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, o SIP Trunk permite que as empresas reduzam drasticamente os custos relacionados à manutenção. Além da economia na infraestrutura, já detalhada anteriormente, é possível destacar outras vantagens a partir dessa tecnologia.  

Uma das principais vantagens que o SIP Trunk oferece é a mobilidade, já que a tecnologia não precisa de fio físico. Ela garante aos atendentes que todas as ligações, recebidas e realizadas, usem a linha virtual fornecidas pelo provedor por trás do SIP.

Este provedor usa um circuito de dados de uma empresa (T1, DSL, Wi-Fi) para conectar seu sistema telefônico à rede. 

Segurança, mobilidade, agilidade na ativação do serviço, infraestrutura única de voz e dados, tarifas mais agressivas, chamadas a custo zero entre filiais e numeração telefônica nacional associada, o que permite ao cliente receber chamadas de outras operadoras, sejam nacionais ou internacionais, são alguns outros dos benefícios ofertados. 

Além disso, a natureza digital dos Troncos SIP permite que as empresas implementem de forma mais flexível sistemas avançados, a fim de aproveitar os recursos indispensáveis como presença, mensagens unificadas e mensagens instantâneas. 

Com o SIP Trunk, sua empresa pode atender clientes, ouvir sugestões, solucionar dúvidas e atender reclamações.

Também é possível enviar mensagens para celulares e ainda criar soluções em CRM utilizando um computador como Ponto de Atendimento.

Seu escritório absorve uma central de atendimento telefônico utilizando a tecnologia de SIP Trunk. 

Sua empresa economiza em internet e ganha em agilidade.

Também economiza em equipamentos e ferramentas de CRM e atende melhor e mais rápido, sem custos para o cliente em ligações telefônicas, mas sem pagar preços altos por um sistema eficiente de 0800. 

Considerações finais

Por fim levar SIP Trunk para o seu negócio é cortar custos de telefonia fixa. Alem de modernizar seu atendimento e transformar linhas analógicas em centrais de atendimento com linhas virtuais. Os tempos mudaram. Não pare sua empresa no tempo. Viva na era tecnológica. 

Ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, o SIP Trunk garante que sua empresa apresente uma redução relevante aos custos relacionados à comunicação.

A implementação é fácil e segura. Espero tê-lo ajudado a entender o conceito de Tronco SIP e tudo o que essa solução pode acrescentar.

Até a próxima! 

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago