campanhas de sms gere leads através delas
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Campanhas de SMS: gere leads através delas

O celular já faz parte de nossas vidas a algum tempo. Através dele nos comunicamos, nos informamos e consumimos diversos produtos e serviços. É um fato também, que a aceitação para as mensagens de texto supera muito o e-mail. Dessa forma considerar campanhas de SMS para captar novos leads e manter os atuais clientes é uma forma inteligente de marketing. 

Quer saber como fazer uma campanha de SMS eficiente? Então confira as respostas nesse texto. 

O que é o SMS marketing?  

Primeiramente é importante definir do que estamos falando. Em suma, o SMS marketing é o envio de SMS em massa ou personalizado. A finalidade dessa ação é aproximar os leads ou clientes e engajá-lo, estimulando que ele compre. 

As campanhas de SMS são feitas para a divulgação de promoções e propagandas da sua marca. Nesse tipo de mensagem, você pode incitar a interação do seu público por meio de um call-to-action no seu conteúdo, fazendo com que eles cliquem para acessar o site ou página divulgada. 

O envio de SMS é uma tendência que vem tomando o lugar do relacionamento tradicional na telefonia empresarial para passar a atingir e fidelizar o cliente por meio de mensagens de texto. 

Dessa forma apostar no SMS é abrir caminho para a fidelização dos seus clientes e para o crescimento do seu negócio. Esta forma de relacionamento com os leads tem enorme relevância e é hoje uma das ferramentas mais importantes no processo de planejamento de CRM.   

Isso porque ela permite viabilizar ações que, quando realizadas através de outras plataformas e recursos de marketing, não têm um feedback tão significativo em termos de resultados. 

Como gerar leads através de campanhas de SMS?

Para ter os resultados esperados, é importante seguir alguns passos para enviar as mensagensPara te ajudar a entender melhor sobre o bom uso do SMS, listamos as principais dicas. Confira: 

Saiba quem é seu público 

É importante que sua campanha atinja as pessoas certas. Não adianta enviar mensagens para diversas pessoas aleatórias. Esse é o famoso tiro no escuro. Mas o que precisamos é de boas estratégias. Por isso é essencial fazer a segmentação certa ao enviar o SMS. Assim o público vai receber só o conteúdo que realmente interessa. Se esse cuidado não for tomado, as pessoas vão ignorar as suas mensagens, afinal não é algo que interessa. 

Sabendo seu público, segmente as mensagens. Diva em faixa etária, histórico de relacionamento com a empresa e por outras características que forem relevantes para o seu negócio. Afinal, suas mensagens devem alcançar as pessoas certas para gerar os resultados esperados. 

Tenha um conteúdo de SMS atrativo 

É importante pensar em um SMS criativo para chamar atenção e ganhar novos leads. O conteúdo das mensagens de texto pode variar de acordo com sua finalidade. No caso do envio de SMS em massa, por exemplo, as mensagens são mais direcionadas para divulgação de ofertas, promoções especiais, ou eventos.

Uma dica importante é: crie mensagens específicas para cada tipo de público. Leve em consideração suas características e interesses. Segmente suas mensagens a partir da interação dos leads com seus produtos.  

Além disso, pense que quanto mais atrativa e interessante for sua mensagem, melhor ela vai ser recebida. Uma das mais atraentes propostas é o envio de cupons de desconto. Afinal, quem não gosta de uma promoção? 

Esse é um ótimo incentivo para atrair novos leads e estimular a finalização de uma compra. Uma outra ideia é oferecer algo que facilite e induza a realização da compra, como frete grátis, por exemplo.

Algo que pode funcionar muito bem também é um sorteio. Seus leads podem se inscrever para os sorteios com apenas uma palavra chave específica.

Seja objetivo 

O tamanho do SMS, limitado a 140 caracteres, já sugerem que as mensagens devem ser curtas e de fácil entendimento. Esse tamanho é por conta da obrigatoriedade da mensagem de descadastro.  

Por isso crie conteúdos objetivos. Seja breve e direto. Dessa forma a mensagem vai ser melhor compreendida e vai ter melhores resultados. 

Pense em palavras e expressões que incentivem uma maior interação e gerem mais resultados. Podem ser usados links que levem a um site, blog ou até mesmo a uma landing page, tornando suas mensagens mais atrativas aos leads. 

Vale também como incentivo oferecer algum tipo de benefício – como descontos, vale-brindes ou e-books. 

Identifique sua empresa 

As pessoas estão constantemente tentando evitar abrir mensagens de remetentes desconhecidos. Seja pela insegurança que eles trazem, ou mesmo pela enorme quantidade de spams que são enviados diariamente. 

Dessa forma, é extremamente importante se identificar em todo SMS que enviar. Para isso coloque sua marca no início ou final da mensagem. Dessa forma seus leads vão visualizar, identificar e interagir com ela. 

Envie SMS apenas em horários comerciais 

De fato ninguém gosta de ser acordado com um SMS não é verdade? Por isso é importante respeitar seus clientes. Portanto não faça envios de SMS fora do horário comercial. Nem mesmo promoções relâmpagos que tenham certa urgência devem ser enviadas fora de horário. 

Nem que seja uma ótima proposta. O incômodo de receber uma mensagem em um horário inadequado vai causar uma péssima impressão. E dessa forma os leads nem sequer vão prestar atenção no conteúdo do SMS. 

Faça testes

É importante ressaltar que depois de finalizar o conteúdo, é preciso fazer testes para verificar e garantir o correto funcionamento dos links. Também é necessário analisar se não tem erros na formatação da mensagem. Faça envios com diferentes tipos de conteúdo, em dias e horários alternados e identifique a melhor estratégia para o sua empresa.

Avalie o retorno 

Por fim, é preciso avaliar o retorno da campanha. Isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, é possível pedir ao cliente que apresente o SMS para ter acesso a um desconto, ou a mensagem pode ter um cupom promocional, que permita medir o quanto ele foi usado. 

Também é possível medir os acessos ao link que for enviado na mensagem e o número de respostas obtidas pelos formulários. Dessa forma vai ser possível mudar o que não está indo bem e manter o que está funcionando. 

Espero que as dicas desse texto tenham contribuído para que sua empresa gere mais leads através de SMS. E dessa forma alavanque resultados e crescimento do seu negócio. Para saber mais sobre envio de SMS leia nosso artigo sobre o tema clicando aqui

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email