Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Experiência do cliente na Black Friday

experiencia-do-cliente-na-black-friday

A grande verdade do comércio hoje é que os consumidores não buscam apenas por promoções. A data mais comercial do ano se aproxima, mas o que você já fez pensando em melhorar a experiência do cliente na Black Friday? É sobre isso que vamos falar hoje, acompanhe.

Esse é o tipo de conhecimento que todo gestor precisa ter, pensando em gerar sucesso para o cliente, desde a campanha de atração ao pós-venda.

Planejar, ter boas ferramentas e agir de forma estratégica pode ser a sua carta na manga nessa Black Friday.

Se você quer dicas relevantes para melhorar a experiência do cliente nesta Black Friday é só continuar leitura. Vamos lá? 

O que é a experiência do cliente?

Vamos começar do início. Customer Experience é termo inglês correspondente à experiência do cliente, sem dúvidas você já deve ter ouvido alguma das duas nomenclaturas.  

De forma simples, a definição desse termo faz referência aos métodos usados pelas gestores para oferecer a melhor jornada possível para o cliente.

Mas, atenção! Esse processo vai muito além do ato de compra em si.  

Em resumo, a experiência do cliente é todo o contato que o potencial consumidor tem com o seu negócio durante as etapas do funil de vendas

Ou seja, esse processo vai desde a descoberta da marca através dos canais digitais, passa pela  aquisição do produto até chegar no pós-atendimento com o suporte técnico.

Vale lembrar que é importante respeitar as etapas do funil de vendas e o perfil de negócio de cada instituição, sendo exatamente esse o objetivo que te leva a traçar boas estratégias para a experiência com públicos diferentes. 

Como resultado, é possível criar um laço forte com o seus consumidores após o fim desse fluxo de contato. 

Além disso, você consegue gerar novos insights para melhorar e trazer novidades para o seu negócio, ao usar ferramentas adicionais durante as etapas do funil de vendas.

Bacana né?

Pode parecer que para inovar em experiência as marcas precisam criar ideias mirabolantes, mas não é bem assim. 

No próximo tópico vamos te explicar quais são as boas práticas para esse conceito. 

Boas práticas para a experiência dos clientes na Black Friday 

Para facilitar o entendimento sobre esse assunto vamos usar a Black Friday como exemplo prático, nosso objetivo é que você entenda a realidade e a importância do customer experience.  

Dito isso, para priorizar a experiência do seu cliente na Black Friday fazer o básico muito bem feito já é o suficiente para encantar o consumidor. 

Contudo, se seu empreendimento quer e pode melhorar ainda mais esse conceito dentro da instituição existem algumas ferramentas e recursos que ajudam nesse quesito. 

Além disso, os recursos que são possíveis implementar tem impacto nas novas práticas do mercado, estando de acordo com a era tecnológica e o ambiente digital. 

Vale ressaltar que a experiência do cliente é um ótimo exemplo para entender a nova realidade desse ciclo: a busca pelo novo e o diferente, tendo como princípio a ideia de ter algo único e personalizado para si mesmo.   

Dessa maneira, sua empresa procura se manter atualizada e produtiva.

Nesse sentido, a personalização dos serviços de atendimento busca melhorar a nova relação de consumo social que foi diretamente transformada pelo a chegada do atendimento digital e, atualmente, potencializada pela pandemia. 

Portanto, aposte em meios que aproxime e facilite o contato entre empresa e consumidor e, principalmente, que esteja ao alcance de todos. 

O que sua empresa pode fazer para melhorar a relação com os consumidores

Como é o seu processo de vendas hoje? Como seu negócio está preparado para absorver alta demanda da Black Friday?

Se você não tem as respostas para as perguntas acima temos um problema, mas não se preocupe que te daremos as possíveis soluções.

Estratégias de campanhas

O primeiro passo que leva o seu negócio a ter bons resultados para a experiência dos clientes na Black Friday é ter boas estratégias por trás de qualquer ação ou campanha. 

Com base nisso, crie um bom plano de marketing de acordo com as necessidades e o perfil do seu negócio. 

Um dos principais objetivos para esse plano é ajudar os gestores a usar efetivamente seus recursos para entregar a real mensagem que a empresa quer passar para o seu público-alvo. 

Com isso, é possível ter mais previsibilidade e assertividade sobre os resultados que as campanhas geram para a lucratividade da sua empresa. 

Durante a Black Friday é comum que as pessoas se percam com tanta informação disponível e tenham uma experiência negativa com a compra. 

Isso ocorre pois muitos empreendimentos saem oferecendo diversos benefícios que não são encontrados com os seus serviços, fazendo com que os clientes não façam a melhor escolha naquele momento. 

Outro ponto que as estratégias ajudam é na hora estabelecer bons preços para o seu produto, visto que não adianta oferecer um valor mais baixo se isso vai impactar nos rendimentos e nos custos fixos. 

Mas o que afinal vai impactar a experiência do cliente na Black Friday?

O resultado que um bom plano tem para empresa não é visto de forma direta, são as ferramentas que você planejou e decidiu usar ao longo da jornada de compra que vão  impactar essa relação. 

Por isso, a seguir vamos falar de alguns recursos e ferramentas que você pode usar ao longo desse processo. 

Interface intuitiva

Um ponto importante que devemos pensar é na facilidade em ter e obter acesso às informações mais importantes sobre os produtos que desejamos comprar. 

Isso é essencial quando o assunto for experiência do cliente na Black Friday e em todas as outras datas comerciais.

Nesse sentido, você precisa oferecer mais canais de comunicação para o seu público, sendo as redes sociais, sites e blogs ótimos exemplos para essa finalidade.

Para oferecer esse tipo de acesso é preciso estar atento à experiência do usuário, ou seja, qual o nível de acessibilidades que esses canais estão oferecendo aos seus clientes.  

Por exemplo, um design não-intuitivo para o site gera uma percepção negativa para o usuário, pois esse potencial consumidor passa a gastar um tempo muito maior com assuntos desnecessários. 

Você deve gostar também:  CRM brasileiro: conheça 10 empresas

Por outro lado, quando a interface é planejada e construída de forma assertiva,  poupando a atenção do seu público e direcionando ele a sua real necessidade, o resultado para a experiência que sua marca tem é muito melhor. 

Além disso, ter um design intuitivo e fácil de usar também é essencial para aumentar suas taxas de conversão.

E-mail remarketing

A principal e, talvez mais relevante, diferença entre o marketing offline e o digital é a capacidade de mensurar exatamente os resultados advindos das estratégias traçadas. 

O e-mail remarketing, por exemplo, é uma estratégia voltada para fidelização dos seus clientes já ativos na base que pode ser usado como teste para saber  o nível da sua taxa de conversão. 

Como assim?

Basicamente, sua equipe de marketing dispara emails para um determinado grupo de clientes da empresa, fazendo com que eles tenham acesso às novidades do seu negócio e, assim, testar a efetividade do seus anúncios. 

Dessa forma, o e-mail remarketing pode ser usado para divulgar promoções para grupos ou pessoas do qual já se sabe que o nível de conversão será maior, separando de maneira estratégica segmentos e perfis diferentes. 

Aquele consumidor mais antigo pode receber uma promoção melhor ou de acordo com a quantidade de produtos que ele consome, por exemplo.  

Além disso, você consegue ter controle de quais aspectos chamam mais atenção do seu público através dos clicks nas mensagens e a taxa de retorno desse disparo ao utilizar este tipo de recurso. 

Que tal disparar e-mails para perfis de público diferentes durante a Black Friday e testar qual o estilo mais adequado para sua empresa?

Essa ação sem dúvidas trará uma maneira diferente de enxergar e entender o seu público, ganhando a confiança a partir da mensuração e análise dos resultados.

Promoções

A Black Friday já se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil e no mundo. 

A ideia principal desse dia é oferecer descontos e preços mais acessíveis aos consumidores. 

Dessa maneira, é preciso estar atento ao objetivo que a empresa quer atingir e como a concorrência anda se comportando. 

Você sabe como escolher a melhor promoção para o seu perfil?

Pois bem, a primeira coisa que deve ser feita é escolher o tipo de promoção que você quer fazer: promoção progressiva; cupom de desconto; descontos/promoções tradicionais; descontos na compra em atacado ou outras formas de chamar atenção do consumidor. 

A partir disso, você começa a montar as estratégias para a divulgação da promoção, estabelece um prazo para esse anúncio, mantém os seus clientes informados sobre esse evento e por fim, mostra que seu público mais fiel terá ainda mais benefícios.  

Um outro aspecto importante para criar uma boa promoção para sua empresa é usar e abusar dos gatilhos vendas.

Esse tipo de abordagem garante mais assertividade na hora de atingir a experiência do cliente na Black Friday e em outras datas no qual a demanda por produtos e serviços aumentam. 

Chatbots

Investir em ChatBot para melhorar a experiência do seu cliente na Black Friday é uma estratégia fundamental para vender mais. 

A utilização dos Chatbots para captar leads, é algo totalmente revolucionário. 

Se associarmos essa ideia com as ferramentas de integração que uma telefonia digital oferece, não só sua empresa se torna mais produtiva como seus clientes enxergam grandes benefícios. 

Isso ocorre pois estamos em uma era caminhando cada vez para o ambiente digital e com a evolução das plataformas de telefonia essa realidade está se tornando ainda mais impactante. 

Por isso, uma comunicação mais assertiva aumenta a credibilidade da empresa, melhora a sua imagem frente ao mercado e colaboradores, assim acelera o crescimento do seu rendimento.

De forma simples, os chatbots são uma espécie de software que muitos conhecem como robôs e sua principal função é a de operacionalizar os chats. 

Essa tecnologia traz a agilidade que o ambiente virtual oferece e seus clientes não precisam mais ficar horas na fila de espera para saber questões simples como: código de rastreio, suporte para uso, entendimento sobre o produto, boleto e etc. 

O crescimento das vendas durante a Black Friday é um ótimo exemplo para que você veja a eficiência que esse recurso traz para a comunicação das empresas. 

Vale lembrar que sua utilização tem impacto direto na experiência do seu cliente em épocas como a Black Friday. 

Comunicação integrada

Como funciona o seu processo de vendas hoje? Não se esqueça que seus consumidores terão inúmeras vantagens dos seus concorrentes, sendo assim, quanto melhor for a comunicação que sua empresa oferece, melhor será o seu resultado.

Um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso da sua estratégia de atendimento durante a Black Friday é a forma como sua equipe irá gerenciar os canais de comunicação. 

Por isso, ter todos os canais centralizados em um só sistema é uma das formas mais eficazes de garantir agilidade, e consequentemente, uma experiência melhor para o consumidor. 

Além disso, com essa centralização é possível manter um fluxo de conversa contínuo  e sem a necessidade de reiniciar o atendimento dependendo do canal. 

Imagine, por exemplo, que quando o seu cliente entrar em contato com você através dos chatbots, você consegue acompanhar sua jornada em tempo real e se for o caso entrar em contato com ele por ligação para terminar o atendimento e converter esse lead. 

Por outro lado, os consumidores precisam se sentir acolhidos, independente do canal de contato que eles escolherem. Alguns preferem o telefone, outros o chat e alguns até mesmo o e-mail. 

Para atingir tal resultado é interessante para as empresas garantir que todas as solicitações serão centralizadas em um único lugar e a telefonia digital oferece essa possibilidade hoje em dia. 

Ferramentas para melhorar a experiência do cliente na Black Friday 

Ao longo do texto você viu que com passos simples é possível fortalecer o relacionamento com seu consumidor e garantir que eles confiem ainda mais nos serviços que você oferece. 

Além disso, você deve ter notado que esses conjuntos de conceitos e estratégias visam otimizar todo o processo interno de uma empresa, de forma a torná-la simples.

Durante a Black Friday esse tipo de estratégia é ainda mais importante, uma vez que quanto mais ações e campanhas forem planejadas melhor será o retorno de um rendimento produtivo esperado. 

Você deve gostar também:  Como ligar interurbano?

Continuamente, vamos ver algumas ferramentas que você pode começar a usar para melhorar a experiência do cliente na Black Friday. 

SMS

Na hora de pensar na sua campanha de Black Friday é essencial desenvolver um conteúdo que engaje seus clientes. 

Para isso, você precisa ter ciência de quais ferramentas aumentam esse engajamento e te ajudam a despertar o interesse do seu cliente nos produtos da empresa. 

Por exemplo, você pode utilizar o histórico dos contatos do seus consumidores, usando esses dados para entender como funcionam os gostos e preferências do mercado do qual sua empresa está inserida. 

Mas, o que se pode fazer após analisar esses dados?

Basicamente, você pode disparar promoções em SMS mencionando o item de preferência de cada consumidor e direcionar cada produto para um grupo de pessoa interessada. 

Dessa maneira, a melhor ferramenta para realizar esse trabalho seria o disparo de SMS. Pesquisas revelam que a taxa de abertura do SMS é de 98%, com tempo médio de leitura de até 3 minutos.

O SMS, também conhecido como Short Message Service ou Serviço de mensagens Curtas, é um recurso usado para troca de mensagens curtas e instantâneas que podem ser enviadas e recebidas através de um aparelho móvel de celular. 

Na Nvoip, por exemplo, o custo fixo de uma SMS é R$0,08 por SMS enviado, sem franquia mínima e sem mensalidade. 

Bacana né?

Além de simples e fácil de usar, essa ferramenta é uma forma econômica de informar seus clientes sobre os principais acontecimentos das empresas. 

Ligação VoIP

VoIP, ou Voz sobre Protocolos de Internet é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, ou seja transformar sinais de áudio analógico em digital para realizar uma ligação telefônica normal usando apenas dados de internet. 

Bom, se sua empresa tem uma demanda alta para atendimento telefônico e necessita realizar muitas ligações, tecnologia VoIP é sem dúvidas um ótimo recurso para implementar no seu negócio. 

Mas além da grande economia de custo para ligações, você terá à disposição uma plataforma complementar para a comunicação integrada da sua empresa. 

Além disso, você pode receber chamadas de forma simultânea e remota. Assim, você consegue absorver a alta demanda de atendimento atendendo a ligações em diferentes aparelhos ou locais ao mesmo tempo durante a Black Friday. 

Por fim, vale ressaltar que é possível otimizar ainda mais a experiência do cliente na Black Friday com o uso de: URA, Chatbots e Inteligência Artificial. E tudo isso é encontrado no pacote de planos VoIP

WhatsApp Business

O WhatsApp Business já é um dos aplicativos mais usados no meio empresarial. 

Para aquela parcela da população que ainda não conhece esse aplicativo, vejamos: o whatsapp foi um sistema criado para facilitar a vida do pequeno empresário e estabelecer uma comunicação mais rápida entre ele e o seu cliente. 

Sendo assim, sem dúvidas seu uso é de grande importância para a Black Friday, pois oferece grande ajuda na hora de deixar o atendimento com um pouco mais de ar profissional. 

Mas, então como saber se meu perfil de público está de acordo com os recursos dessa ferramenta?

Basicamente, o WhatsApp Business oferece: facilidade na comunicação; aproximação entre cliente e empresa; deixa sua marca em evidência; destaque de informações; agilidade de resposta. 

Sendo todos esses benefícios fatores responsáveis por melhorar diretamente a experiência dos clientes na Black Friday. 

Por fim, esse é um outro recurso que também pode ser integrado a uma plataforma de telefonia digital, ou seja, ter acesso a esse recurso de maneira mais otimizada e com baixo custo. 

Por que a experiência do cliente é importante

Muitas pessoas não conhecem o termo experiência do cliente e por isso podem estar se perguntando sobre a real importância dessa nova relação entre consumidores e empresários. 

E foi pensando nesse tipo de indagação que fizemos esse tópico. 

Então, respondendo sua pergunta: a experiência do cliente é importante porque é o consumidor que faz o sucesso da sua empresa, sendo sempre bom pensar nas conquistas dele como as suas também.

É seu consumidor quem decide se seu atendimento é bom ou não, é a sua confiança que você quer conquistar. 

Por esse motivo, tentar entendê-lo é a melhor forma de agir e conquistar a preferência do mercado.

Invista em ferramentas que melhore sua gestão e some a sua marca uma ideia de empresa preocupada em entender para atender.    

Em momentos como a Black Friday, por exemplo, onde todas as empresas estão oferecendo o melhor preço, o diferencial de empresas que respeitam e prezam pela experiência do cliente é o bom atendimento. 

Por fim, finalizamos este texto com uma estatística interessante sobre a o atendimento das empresas: 

  • 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. 
  • 7 a cada 10 consumidores dizem que pagaram mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento. 

E aí, vai ficar de fora dessa? 

Considerações 

E aí, curtiu entender mais sobre como melhorar a experiência do seu cliente na Black Friday? 

Bacana né!

Esse é o tipo de ação que merece estar nas mãos de uma equipe preparada e técnica, viu?

Sendo assim, invista na qualificação dos seus colaboradores e os ofereça capacitação na área de marketing.

Se você anda procurando mais conteúdo sobre empreendedorismo, reduzindo custos e implementando novas ideias, basta acessar nosso blog e ficar por dentro dos principais assuntos sobre tecnologia e vendas. 

Ah! Caso também queira saber os principais benefícios das soluções VoIP é só acessar nosso blog, ok? Essa é uma tecnologia importante para o desempenho da sua empresa.

E ainda tem mais…

Aqui na Nvoip, ao contratar um plano de número virtual você ganha uma URA gratuita para até três usuários ativos no sistema.

Além disso, ao se cadastrar no nosso painel, você ganha R$5,00 para testar o serviço de número virtual da Nvoip. 

Restou alguma dúvida? Então, entre em contato com a gente, estamos disponíveis em horário comercial.

Até breve!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com