Livia Nonato

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Ferramentas para seu time comercial se destacar

As tecnologias transformaram o mundo em que vivemos. Hoje, processos repetitivos são automatizados. E isso, sem falar nas conexões cada vez mais presentes na nossa rotina. Nesse cenário é importante se atualizar sobre os sistemas, ferramentas e aplicativos disponíveis no mercado para dar um upgrade aos seus negócios. Pensando nisso, hoje vamos te apresentar ferramentas para o seu time comercial se destacar.

Atualmente, todas as empresas buscam elevar os seus processos à máxima eficiência. E, como consequência, oferecem mais tempo para os seus colaboradores focarem nas suas tarefas. Sendo assim, eles podem alcançar uma produtividade bem maior.

Nesse sentido, surgem as ferramentas e metodologias para o setor de vendas. E, com algumas mudanças, você pode dar mais destaque para os seus vendedores e fechar bons negócios.

Sendo assim, usar as ferramentas certas vai ajudar o seu time comercial a atingir um desempenho ainda melhor.

Ficou curioso para saber quais ferramentas são essas? Então esse post foi feito para você. Continue a leitura do texto.

Estruturando seu time comercial

A grande preocupação de um gestor comercial é preparar a sua equipe. Aliás, esse é um ponto muito importante antes de implementar quaisquer ferramentas.

Sendo assim, conhecer e capacitar os seus colaboradores são atitudes indispensáveis. Dessa forma, você consegue estruturar esse setor da sua empresa. E, como consequência, melhora a prospecção de clientes e as suas chances de fechar um bom negócio.

Sabemos que prospectar clientes não é uma tarefa fácil, certo? Então, investir no relacionamento com o cliente é muito significativo. Assim, você pode gerar mais recorrência para a sua empresa.

Ou seja, cativar aquele cliente que já comprou o seu produto é fundamental. E essa tem sido uma tática importante para o sucesso das empresas.

Uma outra mudança que podemos notar hoje em dia é a segmentação da equipe de vendas. Então, você monta a sua equipe comercial, mas também constrói objetivos estratégicos para ela.

E como isso funciona? Você pode dividir o seu time de acordo com as características comportamentais. Também pode estruturar subgrupos para sucesso do cliente, pós-venda e vendas internas. Ou seja, existe um mundo de possibilidades.

Mas é preciso ter atenção às necessidades do seu negócio para saber como distribuir os recursos. Seja em capacitação de novos membros ou em ferramentas para auxiliar a equipe.

Sendo assim, a dica é conhecer as ferramentas ao máximo e observar seu custo-benefício antes de implementar. Assim, você consegue ser mais assertivo para os seus processos internos e externos.

Pense na sua gestão de vendas

Agora vamos falar sobre o tema principal deste post. Para atingir as metas comerciais estabelecidas pela sua empresa é preciso desenvolver um trabalho muito bem direcionado.

Sendo assim, você não precisa apenas da tecnologia.

Tendo isso em mente, você deve estar atento aos três elementos que te ajudarão a alcançar sucesso nesta área. E são eles: pessoas, processos e gestão.

Sem dúvidas, a sua equipe estará sempre em busca de resultados. Mas, como dizemos, essa tarefa não precisa ser tão complicada. E aí surgem as novidades disponíveis no mercado para aplicar aos seus processos.

E, por fim, conforme você for implementando as ferramentas corretas junto ao seu time comercial, a sua empresa vai se destacar frente à concorrência.

Conheça as ferramentas

As ferramentas podem ser metodológicas, no sentido de instituir uma abordagem para o seus vendedores. E também tecnológicas, por meio de serviços e produtos desenvolvidos para solucionar os seus problemas.

O ideal é conseguir combinar as duas estratégias para, então, atingir todas as potencialidades do seu negócio. Assim, aprimorando os processos internos e externos. 

Agora vamos te apresentar algumas dessas ferramentas para dar um upgrade ao comercial da sua empresa.

1 – VoIP

Descomplicar o sistema de telefonia é uma etapa muito importante para dar agilidade ao atendimento de seus colaboradores. Principalmente na hora de abordar um cliente potencial ou conquistar o lead. Nesse cenário, na área de telefonia, o grande aliado de suas vendas é o VoIP.

VoIP ou voz sobre IP é um recurso para realizar chamadas através da internet. O VoIP possibilita que empresas se comuniquem dentro das regiões do país e no exterior com um baixo custo.

Uma economia média de 70% comparado à telefonia convencional.

Além desses ótimos benefícios, essa tecnologia dá mais dinamismo à sua equipe comercial.

Mas como isso ocorre? Simples, com o VoIP você disponibiliza à sua equipe comercial recursos que se interligam à telefonia e otimizam o processo de atendimento.

Através do VoIP é possível ao seu colaborador saber informações importantes na hora de começar ou fechar uma venda. Dados como preferências do cliente, sugestões ou reclamações, ficam salvas no histórico e aparecem na tela do atendente quando abre o chamado.

Ainda tem a questão da flexibilidade como outra vantagem. Entre as opções de meios para utilizar a tecnologia VoIP, o seu time pode escolher por realizar as ligações do computador, celular, softphone, PABX.

Essa grande vantagem do VoIP promove a mobilidade necessária para o trabalho remoto, por exemplo. Permitindo que seu time comercial esteja sempre on, de qualquer lugar.

Além disso, na Nvoip, você conta com um painel intuitivo para gerenciar as suas chamadas. Nele, você pode acompanhar os atendimentos feitos pelo seu time comercial no histórico de ligações.

E isso faz toda a diferença para a sua gestão. E, ainda, te oferece mais controle e capacidade analítica para aprimorar os seus processos de vendas. Dessa forma, também é possível identificar o desempenho dos seus colaboradores.

2 – CRM

O CRM é um sistema estratégico para as vendas. E isso porque esse sistema faz a gestão do relacionamento entre a sua empresa e seus clientes. Ou seja, a sua equipe vai dar o foco necessário para cada um dos seus clientes. Assim, você vai construindo o relacionamento de confiança em todas as etapas do processo comercial.

Nesse sentido, com o CRM, a sua equipe de vendas recebe os leads qualificados pelo marketing. E a partir disso, a sua equipe chega mais preparada aos seus clientes potenciais.

Sendo assim, você conta com a organização e gestão de todo o processo de atração e conversão do lead neste software.

Outra grande vantagem desses sistemas são as integrações possíveis. A Nvoip, por exemplo, tem uma integração com o Pipedrive. Por meio dela, você consegue aliar o seu painel CRM ao seu registro de chamadas VoIP.

Por meio dessa integração, você faz ligações direto do Pipedrive e grava os dados da ligação automaticamente dentro do cadastro do cliente. Inclusive a gravação da chamada. 

3 – Slack

Sabemos que a rotina de um vendedor não é fácil. Às vezes falta tempo para atividades corriqueiras como conferir os spams no e-mail, certo? Pois é, nesses casos contar com um canal de comunicação interna é fundamental. O Slack é um aplicativo desenvolvido para isso.

Com ele, você tem mais agilidade na troca de mensagens com os seus colaboradores. Assim, você pode ajustar a agenda de reuniões, enviar comunicados urgentes e trocar informações entre os membros do seu departamento comercial.

Você ainda pode criar canais fechados com os grupos específicos. Assim, você facilita (e muito) a comunicação do seu time.

Viu só como essas ferramentas podem agregar ao seu time comercial?! Mas, se você ficou com alguma dúvida sobre VoIP, pode falar agora mesmo com os um dos nossos colaboradores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima.

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