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Glossário de marketing: conheça cada termo

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É comum ficar confuso com tanta informação, por isso vamos te apresentar um glossário de marketing definitivo. Quer saber mais sobre as principais expressões? Então siga a leitura.

Com certeza você já ouviu falar de marketing e de muitos termos que fazem parte desse universo digital.

Precisamos sempre nos adaptar às novidades do mercado e novas tendências, por isso o conhecimento do marketing e de suas expressões é necessário.

Confira o glossário de marketing que preparamos para você. Vamos lá?

A importância do marketing no negócio

Atualmente, sabemos que o marketing (em especial o digital) é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, podemos até dizer que ele é a alma do negócio. 

Muitas vezes, o marketing é o responsável pelo primeiro contato de um prospect com a sua empresa. Seja por meio de uma campanha de mídia paga, pelo conteúdo de blog ou redes sociais.

É então a partir das estratégias de marketing que você consegue traçar um plano, um objetivo e ter uma clareza de como tirar tudo do papel para atrair e manter os seus clientes satisfeitos. 

Pensando nisso, elaboramos este glossário de marketing com tudo que você precisa entender.

Continue a leitura e saiba os principais termos.

AIDA

O termo representa as quatro etapas pelas quais o cliente passa antes de tomar uma decisão de compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Ou seja, de uma forma bem direta, é uma metodologia usada em marketing e vendas para compreender o comportamento dos leads.

Automação de marketing

O termo representa o ato de automatizar determinadas tarefas diárias com o objetivo de focar na estratégia final. São bons exemplos de automação de marketing os e-mail marketing e autorresponder.

Black Hat

Representa as práticas consideradas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em ferramentas de pesquisa como o Google e o Bing, por exemplo.

CAC (Custo de Aquisição de cliente)

CAC é a métrica que demonstra o quanto as empresas gastam para conquistar um cliente novo. Portanto, através desse número, é possível modificar e melhorar as estratégias de marketing.

Canais

São os meios utilizados por uma marca para se comunicar com o público-alvo e promover ações de branding da marca.

Alguns canais de interação, tanto pessoal como corporativo são:

  • As redes sociais;
  • E-mails;
  • Blogs;
  • Site;
  • Fóruns.

Ciclo de venda

É o período de tempo que envolve a relação da empresa com o cliente, do momento da prospecção até o pós-venda.

CPC (custo por clique)

Dentro do marketing, o CPC é uma das formas de cobrança de anúncios, no qual o valor “gasto” se relaciona diretamente com o número de cliques realizados.

CPA (custo por aquisição)

CPA também é uma forma de cobrança de anúncios, dependendo das conversões realizadas, como o número de vendas ou acesso em uma página de destino.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Corresponde à taxa de conversão registrada a partir de uma estratégia de marketing para aumentar o número de conversões, como vendas ou leads gerados no website.

CRM (Customer Relationship Management)

No marketing é super importante manter uma boa relação com o cliente desde o primeiro contato. Por isso, usar um CRM é uma ótima opção.

CRM nada mais é do que um sistema de gestão de relacionamento com o consumidor, feito através de estratégias específicas para acompanhar o fluxo e softwares especializados.

CTA (Call to Action)

Sabe aquele botão que clicamos logo após uma propaganda, que nos encaminha direto para uma sessão de venda ou para outro link? Pois é, esse é o chamado CTA, uma chamada para a ação depois de uma informação.

CTR (Click-Through Rate)

É a porcentagem da audiência que clicou ou visualizou sua mensagem e na sequência foi direcionado para sua página da web.

EdgeRank

É um algoritmo do Facebook que determina quais os posts são relevantes para a leitura.

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Engajamento

O termo significa a interação que o usuário tem com o conteúdo publicado, calculada através de likes, comentários, cliques no link, etc.

Copywrinting

Copy nada mais é que a arte de escrever de forma persuasiva para o usuário, esse é um termo muito utilizado no mundo do marketing digital.

Esse tipo de escrita tem o poder de convencer o seu leitor a realizar uma determinada ação que você esteja buscando, através de técnicas de Copy e Persuasão.

Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico que acompanha toda a jornada da empresa com o cliente, desde o conhecimento sobre o produto até a compra do mesmo.

Temos um post bem explicativo no nosso blog sobre o funcionamento do funil de vendas e sua importância no marketing, que tal dar uma olhada?

Google Adwords

É a plataforma de publicidade do Google que exibe anúncios nos resultados de pesquisa ou em redes de sites. No marketing, é usada a estratégia para segmentar esses anúncios para públicos e palavras-chave definidos.

Growth Hacking

É o conjunto de estratégias, através do marketing, que foca no crescimento da base de clientes de uma empresa.

Inbound Marketing

Inbound marketing é uma forma de abordagem online para atrair clientes por meio do conteúdo, seja através de blogs, vídeos ou posts em redes sociais, a ideia é fazer conteúdos de qualidade e valor.

Portanto, é uma estratégia que opera por três etapas da jornada de compra: conhecimento, consideração e decisão.

KPI’s (Key Performance Indicators)

Os KPI’s são os indicadores quantitativos que fazem parte de uma estratégia de marketing digital de empresas, a fim de avaliar as definições das metas e acompanhar os processos para atingí-las.

Landing page

É aquela página que tem como foco principal a conversão de leads e que normalmente possuem poucos elementos, focando apenas em um CTA.

Lead

Aposto que você já ouviu muito falar desse termo, não é? No marketing, o lead nada mais é do que o potencial cliente, ou seja, aquele usuário que demonstrou interesse no seu produto e inseriu os dados no site.

Lead qualificado

O lead qualificado é aquele que está pronto para receber uma oferta, depois de já ter demonstrado uma maior aderência ao seu negócio.

Lead Scoring

Ainda sobre o relacionamento com o usuário nas estratégias de marketing, a pontuação de leads, traduzido do inglês, é uma metodologia que identifica quais leads estão preparados para se tornar clientes.

Links patrocinados ou PPC (pay-per-click)

Se você já fez uma pesquisa no Google certamente se deparou com um link patrocinado. É aquele resultado que aparece no topo de uma página de busca.

O PPC, do inglês “pay-per-click” é um modelo estratégico de marketing digital usado para obter maior visibilidade na internet e por fim um número maior de conversões para o seu negócio.

Long trail keywords

Representam expressões mais específicas em uma pesquisa na web e, por isso, possuem um número menor de buscas.

Normalmente representam uma menor concorrência por receber menos tráfego de pesquisa, mas podem construir autoridade em nichos específicos e taxas de conversão mais altas.

MQL

Marketing Qualified Leads são os leads que passaram pela nutrição e qualificação do marketing, para depois serem encaminhados para o time de vendas, passando ao estágio de SQL’s (Sales Qualified Leads).

Nutrição de leads

É o envio automatizado de conteúdos aos quais o usuário já demonstrou interesse antes, com a intenção de torná-lo um cliente.

Outbound marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, que já te expliquei antes, o Outbound é o método de prospecção ativa na abordagem de clientes potenciais.

Palavra-chave (keyword)

É aquela palavra que resume o tema central de um texto ou, no caso do marketing digital, o termo que corresponde a uma pesquisa do usuário.

É com a palavra-chave que o algoritmo dos buscadores vão identificar a relação do seu conteúdo com a proposta de pesquisa do internauta. Nesse sentido, essa é uma das bases de uma estratégia de SEO, pois a otimização é feita analisando o comportamento e as buscas do próprio usuário.

Persona

Muito utilizado no marketing, o termo representa o cliente ideal para a empresa, ajudando então na criação de ações de marketing e comercial, que podem utilizar as preferências, hábitos e comportamentos da persona de forma assertiva.

Ou seja, através da reunião das características particulares da persona, você é mais assertivo nas ações de marketing.

Telefonia virtual

Retargeting

Atualmente é a melhor estratégia para fechar vendas que por algum motivo ainda não aconteceram.

Em outras palavras, o retargeting é uma forma de apresentar novamente anúncios para os usuários que já demonstraram algum tipo de interesse na sua marca.

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ROI (Return on Investment)

No glossário de marketing, Retorno sobre Investimento (ou apenas ROI, como é bastante conhecido) é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho a partir do investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Segmentação

É a definição de um público-alvo para a criação de uma estratégia ou até mesmo uma campanha.

SEM (Search Engine Marketing)

É uma abordagem feita através de vários métodos e técnicas para aparecer nos resultados de pesquisa, é como se fosse um guarda-chuva da estratégia de SEO.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma abordagem de marketing orgânico, ou seja, que não depende de pagamento, feita a partir de otimizações em páginas de produto, conteúdo ou de e-commerce.

SERP (Search Engine Results Page)

É a lista de resultados das pesquisas na internet.

SQL

Já te falei sobre a MQL, então agora vou te explicar a SQL, Sales Qualified Leads, que são os leads realmente prontos para a compra de um produto da sua empresa.

É, literalmente, a passagem de bastão para o comercial. Mas não pense que para por aí, o lead segue em acompanhamento no funil comercial, passando por acompanhamento pós-venda.

E até mesmo pode entrar em um novo fluxo de vendas na área de sucesso do cliente.

Então, tá curtindo nosso glossário de marketing? Continue a leitura que ainda temos expressões importantes para te explicar. Acompanhe!

Squeeze page

O termo se refere a uma página web criada com a finalidade de captar endereços de e-mails de potenciais clientes.

Taxa de abertura

Geralmente é usada para designar a porcentagem de usuários que abrem um e-mail enviado pela empresa, é mais um dos indicadores de desempenho que podem ser analisados pela equipe de marketing do seu negócio.

Taxa de cliques

A porcentagem de pessoas que clicam em algum link contido no e-mail ou em um CTA, a taxa de cliques pode ser analisada em diversas situações. Tudo depende da finalidade de uso da métrica.

Taxa de conversão

Também muito presente nas estratégias de marketing digital, é a porcentagem de usuários que completa a ação desejada pela empresa, a fim de mensurar os resultados.

Diferente do que muitos pensam, a taxa de conversão não se restringe apenas uma ação de compra. Para ter um uso estratégico, você precisa mapear o que realmente é “lido” pela sua empresa como conversão.

Apenas assim, você vai conseguir ter tomadas de decisão mais assertivas nas suas campanhas de marketing.

Taxa de entrega

A quantidade de mensagens que chegam ao destino final, seja no envio de e-mail ou SMS, esse é um indicador que te ajuda a entender o quão eficiente é o seu mailing de contatos.

Assim, você tem desdobramentos mais satisfatórios do que usar esse indicador como uma “métrica de vaidade”.

Teste A/B

É o teste feito com variações de um conteúdo para avaliar o melhor desempenho e/ou respostas positivas do público. A máxima é: faça e análise.

Determine um tempo médio para avaliação do teste e confira qual gerou a melhor taxa de conversão para a página. Assim, você pode melhorar significativamente os canais de marketing da sua empresa e ter boas (e novas) oportunidades.

Tráfego orgânico

A visita que você conquista sem precisar investir em anúncios, ou seja, é toda interação e acessos conquistados por meio de pesquisa espontânea do usuário nos buscadores.

Tráfego pago

Ao contrário do orgânico, o tráfego pago é aquele no qual você investe dinheiro para ter resultados.

Hoje, é muito comum você ouvir falar de Google Ads, Facebook e Linkedin Ads, eles aparecem como as principais plataformas para criação e impulsionamento de campanhas pagas.

Webinar

Muito usado atualmente no marketing digital, é o conteúdo em vídeo transmitido em formato online e ao vivo.

Considerações

E aí, gostou do glossário de marketing?

É muito importante se manter atualizado com todas as novidades do mercado, por isso fique à vontade para salvar nosso glossário de marketing na página dos seus favoritos para consultar sempre que precisar!

Aqui no nosso blog temos vários artigos sobre assuntos variados que podem te ajudar assim como esse, então já dê uma olhada em tudo e conheça os produtos e benefícios aqui da Nvoip!

Até a próxima!

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