Livia Nonato

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Prospect clientes com a ajuda do VoIP

Para alcançar uma meta de atração de novos clientes para a sua empresa é preciso investir em tempo e qualificação. Com o mesmo objetivo, algumas ferramentas e sistemas podem te auxiliar nesse caminho. E é aí que entra a telefonia em nuvem. Então, quer saber como fazer o prospect de clientes com a ajuda do VoIP? Hoje vamos falar sobre isso.

Quando pensamos em VoIP, logo associamos à economia. No entanto, a tecnologia VoIP tem muitos outros benefícios.

Além de assegurar a qualidade do atendimento, a telefonia em nuvem vai um upgrade na atração de clientes da sua empresa. Então, usá-la de forma estratégica vai fazer a diferença na hora de prospectar mais clientes para o seu negócio. 

Ficou curioso para saber mais sobre prospect de clientes com a ajuda da telefonia IP? Siga a leitura do texto que vamos te explicar.

O que é prospect de clientes?

O prospect é aquele cliente potencial que se interessou pelo seu negócio. Sendo assim, ele já demonstrou alguma interação com seus produtos ou serviços. Mas a sua equipe de vendas ainda não sabe quais são as “dores” dele. Ou seja, é um contato que pode se tornar um lead.

E esse seu potencial cliente precisa ser nutrido com informações e conteúdo para se tornar um lead. Depois, ele precisa ser qualificado na sua cartela de clientes.

Para atingir esse objetivo, você tem que demonstrar o valor da sua empresa e se fazer presente. Parece difícil? Mas não é, você pode contar com algumas ferramentas tecnológicas para te auxiliar nisso.

Seja pelo marketing nas redes sociais ou por meio da telefonia, você deve aprender sobre esses recursos e sair na frente dos concorrentes.

Para além da definição do termo principal, a prospecção de clientes já é o ato de ir em busca destes contatos para induzi-los às etapas do funil de vendas.

Sendo assim, nos dias de hoje, os recursos de comunicação vão te ajudar na atração e conversão de prospects. Nesse sentido, para a telefonia, a tecnologia VoIP oferece mais produtividade para a atuação do seu time comercial.

A telefonia VoIP

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou apenas VoIP, é a tecnologia que permite que você realize chamadas através da Internet. Assim, você pode fazer o uso profissional desse recurso com operadoras de telefonia em nuvem.

São elas que asseguram a qualidade das chamadas a nível empresarial. Sendo assim, a sua empresa une a redução de gastos com a eficiência do meio mais moderno de telefonia.

No sentido técnico, o que ocorre é a transformação da voz analógica em sinais de áudio digitais. Que na sequência são transmitidos pela internet.

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Esse processo de crescimento do uso do VoIP para empresas aconteceu ao mesmo passo que a expansão do acesso à Internet. Hoje essa é a escolha que atende as necessidades de mobilidade e aos sistemas escalonáveis de muitos empreendimentos.

E isso porque as linhas VoIP se adaptam ao crescimento das empresas. Sendo assim, além das tarifas mais baratas em relação à telefonia convencional, você conta com números virtuais e nacionais.

Dessa forma, pode escolher qual atende melhor às necessidades de telecomunicação do seu negócio.

Agora que você já sabe o que é VoIP e prospect de clientes, vamos te apresentar formas para atingir mais vendas.

Prospect de clientes com o VoIP

A telefonia segue como um importante canal de prospecção. Com a revolução digital, diferente do que muitos pensavam, as vendas online e as redes sociais vieram para se integrar à telefonia. E, assim, gerar mais clientes e oportunidades de vendas.

Nesse sentido, o VoIP oferece algumas funções que te ajudam a trazer mais clientes para a sua empresa. Vamos te dar algumas dicas para prospectar melhor com a telefonia em nuvem.

Listamos algumas delas abaixo.

1 – Revise o seu histórico de ligação

Saber como abordar um cliente potencial é sempre importante. Assim, na hora de falar com um prospect, revise o histórico de ligações dele com a sua empresa.

Um grande benefício do VoIP é ter todo o registro das chamadas do seu atendimento. E isso tudo pode ser analisado de forma rápida. Com essa informação em mãos, o seu time de vendas pode oferecer o produto correto.

Destacar os pontos positivos da sua empresa também é muito válido. Se você já sabe qual foi o item que o cliente demonstrou interesse previamente, terá mais recursos para o encantar.

Fazer promoções e detalhar as suas condições especiais pode ser assertivo durante a ligação. Ou seja, ter atenção ao seu histórico de ligações VoIP vai te ajudar a trazer o lead.

2 – Integre o VoIP com outros softwares

Outra dica do mundo das tecnologias é dar uma atenção especial às integrações. Sendo assim, contar com a integração da sua telefonia em nuvem com outros aplicativos e sistemas é fundamental na hora de prospectar.

Um exemplo para isso são os CRM’s, sigla do termo inglês Customer Relationship Management.

Basicamente, o CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente. Hoje você pode integrar o seu registro de chamadas com essas plataformas com o intuito de mapear os seus clientes.

E depois ir acompanhando a jornada desse cliente que foi prospectado pela sua equipe comercial. Da mesma forma, o CRM pode trazer leads coletados em outros canais da sua marca, como as redes sociais, sites e etc. Então, você também pode usar a sua linha VoIP para contatá-lo.

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Ou seja, o ganho com essa integração é evidente. Assim, você não apenas atrai, como qualifica o lead e pode ser mais eficiente no tipo de conteúdo que irá enviar a ele.

Aliás, a telefonia VoIP também é estratégica para desenvolver o seu relacionamento com o cliente.

3 – VoIP ajuda a sua equipe de Inside Sales

Com as mudanças da quarentena, as empresas tiveram que readaptar ao modelo remoto. Mas, para as vendas, esse já é método conhecido chamado Inside Sales. Traduzido ao pé da letra, esse é um método de vendas internas, ou seja, que não são presenciais. Sendo assim, os seus clientes serão prospectados por outros canais.

Nesse tipo de venda, o seu colaborador é capacitado para buscar o perfil de cliente do seu negócio. Bem diferente das más práticas de ligar para uma lista aleatória na tentativa de conversão.

Com o Inside Sales, o seu time de vendas marca reuniões virtuais para apresentar o seu produto ou serviço. E, nesse sentido, a internet e o telefone são grandes aliados.

Dessa forma, você reduz os custos adicionais que as vendas de campo geram. Por exemplo, o deslocamento com viagens, o tempo de apresentação da sua marca.

Demonstrar valor, sobretudo para negócios B2B, requer tempo e capacitação. Para vendas mais complexas como geralmente são as de B2B, contar com a sua equipe Inside Sales vai te gerar bons resultados.

Combinando os benefícios desse tipo de venda, com a economia e qualidade das ligações VoIP, a sua empresa poderá crescer e aumentar a prospecção de clientes.

Viu só como o VoIP te ajuda na captação de clientes? Não perca tempo e fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado das novidades do mundo VoIP. Até a próxima.

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