home office e produtividade são sinônimos
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Home office e produtividade: Amigos ou inimigos?

Home office e produtividade deixaram de ser opostos há muito tempo. Atualmente, ter empregados que trabalham remotamente, em um coworking ou home office se mostrou muito mais econômico e até mesmo mais produtivo. Gostaria de saber como? Então veja mais!

Ecossistema de startups no Brasil

Em 2012, São Paulo estava em décima-segunda posição dentre as cidades campeãs em trabalho remoto, de acordo com esse estudo sobre ecossistema de startups. A única cidade da América Latina que esteve na lista de lá para cá. Ou seja, isso quer dizer que, apesar de ter sumido da lista atualmente, São Paulo se mostrou um lugar extremamente propício para novas ideais e tecnologias surgirem. De acordo com o estudo da Genome Startup de 2017, mais de 24% das startups brasileiras afirmaram oferecerem um produto inovador. Leia mais sobre inovação aqui.

Em uma cidade com complicações de transporte como São Paulo, as empresas encontraram outra solução para continuar com esse crescimento: o trabalho remoto ou home office.

Como é trabalhar em um home office?

Home office é uma das formas de trabalho mais populares atualmente. Muitas empresas estão preferindo contratar pessoas para contribuírem na sua produtividade de forma remota. Muitos benefícios são ganhos através do trabalho home office tanto para empregados quanto para empresas.

A fim obter resultados e metas esperadas é necessário que algumas ideias pré-definidas sejam desconstruídas. Veja como home office e produtividade se relacionam.

Trabalhar quando quiser

Esse é um mito geralmente muito espalhado. Caso você trabalhe para uma empresa dificilmente será possível criar as suas próprias horas de trabalho. Muitas vezes, a própria empresa definirá um horário para que você esteja online, em contato e produzindo. Por isso, não crie falsas expectativas a não ser que você trabalhe por serviço e produção.

Caso a empresa possibilite que cada funcionário faça seu horário, ainda assim é importante definir os horários de serviço.

Na verdade, é muito mais fácil acostumar o corpo a trabalhar sempre no mesmo horário. A produtividade só tende a aumentar, uma vez que você estará mais disposto e poderá ser mais ativo. Além disso, é importante estar online no momento de funcionamento da empresa, havendo algum entrave é possível resolver imediatamente.

Mais descanso

Muitas vezes as pessoas que trabalham em home office podem ficar muito mais ligadas ao trabalho do que aquelas que trabalham na empresa. a mudança de ambiente proporciona esse desligamento. Por isso, novamente, como você pode perceber, é necessário definir um horário de trabalho. Além de ser importante para o começo da jornada é também importante para definir o momento que começa o seu descanso. Afinal, ninguém é de ferro.

Distração ainda é distração

Há quem acredite que quem trabalha em home office assiste a todas as séries favoritas, deixa a TV ligada e, ainda escuta todos os lançamentos de músicas. Na verdade, a maioria das pessoas que fizeram a experiência de trabalhar em casa, afirmaram que a maior vantagem foi o silêncio do ambiente. Por isso, distração ainda é distração e é preciso ser consciente para não se distrair com os grandes atrativos que se tem em casa.

Solidão

Apesar de ser comprovado que a produtividade de muitas pessoas pode aumentar devido a não interferência de colegas de trabalho ou daquela vontade de levantar para tomar um café, muitas pessoas afirmam sentir falta da socialização com os colegas de trabalho. Ponto para home office e produtividade, mas, em contrapartida, é necessário driblar a solidão.

Algumas empresas fazem conferências e definem horários para descanso, estimulando participação em grupos de socialização. Além disso, muitas vezes, as empresas definem trabalhos remotos apenas alguns dias da semana. Geralmente, duas ou três vezes na semana você vai frequentar a empresa, talvez para ir em reuniões ou resolver assuntos que necessitam de você pessoalmente.

Atualmente, principalmente nos EUA, muitas pessoas trabalham 100% em home office e essa também é uma opção no Brasil. Mas caso você queira uma troca de ares é possível frequentar cafés ou coworkings.

O coworking é uma ótima opção para quem deseja um ambiente inovador e inspirador. Quer saber mais? Leia esse artigo!

Trabalhando de pijama

Não é bem assim. Quem trabalha em casa diz que se veste sempre como se fosse sair. Portanto, nada de trabalhar de pijama. É muito mais fácil para o organismo entender que está em horário de trabalho quando você se prepara para isso.

Agora que tratamos de alguns mitos você pôde entender melhor como é trabalhar em um home office. Portanto, como é possível perceber, a rentabilidade e a produtividade vai depender da familiaridade que se tem com essa forma de trabalho e do perfil de cada um para ter mais aptidão a essa forma de trabalho.

Mas além disso, algumas dicas podem ajudar a aumentar a produtividade. Confira algumas!

Organização, disciplina, produtividade

É importante ter um espaço dedicado na sua casa e ter certeza de que a procrastinação não domine a sua personalidade. Mas produtividade não vem de uma fórmula. Fatores externos influenciam diretamente na produtividade. Algumas pessoas são altamente produtivas, mas precisam de um momento de procrastinação para poder alcançar esse objetivo.

É claro que organização é essencial para aumentar a produtividade e garantir a entrega nos prazos. Além disso, algumas técnicas são interessantíssimas quando se trata da produtividade dos trabalhadores remotos. Quer saber mais sobre esse tema? Agora é a sua chance!

Organização

  • Dedicação: Um espaço dedicado a sua produção é essencial. Portanto, dedique um espaço da sua casa só para isso. Se possível, adquira mesa e cadeira confortáveis, com certeza fará a diferença.
  • Localização: Dê preferência para um ambiente longe da tão querida cama ou de sofás macios. Se for um ambiente dedicado para o home office melhor ainda, principalmente se você não mora sozinho.
  • Cada coisa em seu lugar: Tente não misturar seu material de trabalho com o resto da casa. Assim, tudo o que estiver no seu home office e é referente ao trabalho. E não esqueça ali chaves, carteira ou outro objeto qualquer que não pertence ao seu home office. Dessa forma, a organização fica mais fácil: ela começa nas pequenas coisas!

Disciplina

Trabalhar em qualquer ambiente requer disciplina. Portanto, nesse caso  não é diferente. Através da organização será muito mais fácil manter-se disciplinado. Um ambiente organizado motiva o trabalho. Assim, defina um horário de começo e fim de expediente, bem como horários de almoço e um café. Trabalhe de forma disciplinada em um home office e produtividade será uma consequência inevitável.

Quer saber mais sobre gerenciamento de tempo, continue e veja o que preparamos para você!

Home office e Produtividade

Existem algumas técnicas que contribuem na organização do tempo , consequentemente na disciplina e produtividade. É o caso da Técnica Pomodoro. Essa é uma técnica de gerenciamento de tempo que consiste na divisão do tempo em partes e a organização das suas tarefas dentro dessa divisão.

Basta fazer a criação de uma lista de tarefas da semana e do dia. Assim, defina o que deve ser feito em cada seção de 25 minutos ou um pomodori. Durante esse período de tempo, dedique-se somente a uma tarefa com foco e dedicação. Pense que ao final de alguns minutos você já terá terminado aquela tarefa chata que você não queria fazer.

Ao fim de um pomodori descanse 5 minutos. Não pule essas pausas e faça algo relaxante. Evite tarefas que exigem esforço durante esse tempo. Ao fim do quarto pomodori descanse de 15 a 30 minutos. Mas volte assim que o alarme soar!

Percebeu como é possível que home office e produtividade existam juntos? E essas são só algumas dicas. E então, o que você achou desse artigo? Então avalie esse artigo e siga a gente nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn