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10 ações de endomarketing para aumentar a produtividade do seu time

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As ações de endomarketing podem ser a chave para o bom funcionamento da sua empresa, aumentando o engajamento e a produtividade de toda a equipe.

Antes de mais nada, endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores da empresa para aumentar o desempenho e manter a equipe motivada. Além disso, também faz toda a diferença para a redução do turnover, que é a rotatividade de pessoal.

É uma das maneiras mais eficazes de manter o ambiente de trabalho bem desenvolvido.

Você sabe o que é e como implantar essas ações de endomarketing na sua empresa? Então continue a leitura que vamos te contar.

Como surgiu o endomarketing?

Você sabe de onde surgiu esse termo? Vou te contar agora…

O conceito de endomarketing foi criado na década de 90, a partir da ideia de que o marketing também deveria direcionar suas ações para o público interno.

Com o foco nos colaboradores, o endomarketing trabalha para fortalecer o sentimento de pertencimento à empresa e o orgulho de fazer parte do time a partir de bons resultados.

Nesse sentido, a meta principal das estratégias e de todos os planos de ações de endomarketing é motivar os colaboradores e aumentar cada vez mais o compromisso de todos com a organização.

Qual a importância das ações de endomarketing?

Dentro do marketing, o investimento na estratégia de endomarketing e nas ações de engajamento da equipe é muito importante, vou te explicar o porquê.

Se o time de colaboradores está satisfeito com as práticas de trabalho e as condições da empresa, como consequência, o nível de produtividade aumenta.

Também é possível criar uma imagem positiva e atrativa tanto para clientes quanto para os novos colaboradores.

Ou seja, quando o marketing consegue alinhar as ações internas, externas, o treinamento corporativo e a motivação dos funcionários, é muito mais fácil ter um bom atendimento aos consumidores e uma melhor avaliação no mercado.

A diferença entre comunicação interna e endomarketing

Parece que os dois termos são a mesma coisa, não é mesmo? Mas na verdade são ações que envolvem áreas diferentes!

O endomarketing, como já dito, faz parte do marketing, enquanto a comunicação interna vem justamente da grande área da comunicação.

Ao pé da letra essa é a distinção de ambas.

Mas ambos podem estar sim relacionados dependendo da aplicação, mas não são a mesma coisa, viu?

O endomarketing tem como objetivo entender e melhorar a relação entre a empresa e o colaborador enquanto a comunicação interna elabora as melhores formas de se iniciar essa relação.

Como montar um plano ações de endomarketing na empresa?

Já sabemos que investir em estratégias e ações de endomarketing para o público interno de uma empresa é muito importante.

Agora te explico alguns passos que você deve tomar para montar um plano de endomarketing que traga resultados!

Defina a equipe responsável pelas ações de endomarketing

Antes de tudo, é essencial definir um responsável para todo plano de ação.

A liderança em ações de endomarketing, seja por uma pessoa ou por uma equipe, demonstra aos colaboradores o engajamento e a responsabilidade que a empresa tem com eles.

Portanto, é importante entender quem são as pessoas mais capacitadas para assumir essa função.

Por isso, normalmente a equipe de marketing e Recursos Humanos (RH) são as encarregadas pela criação das ações de endomarketing dentro das empresas.

Essa pode ser uma boa escolha, pois envolve os profissionais de dois setores basilares do bem-estar interno. Mas, claro, você precisa avaliar a disponibilidade dos seus colaboradores e as especificidades do seu negócio.

Entenda seus colaboradores

Que o endomarketing é uma estratégia voltada para os colaboradores você já sabe, então nada mais importante nas etapas iniciais do que conhecer a sua equipe.

Para isso, você pode fazer pesquisas e ir além das perguntas tradicionais que vemos por aí.

Nesse sentido, questionar sobre características pessoais é uma boa opção.

Busque identificar quais são as formas de lazer, livros, filmes, conteúdos, entre outros assuntos que saem do esperado dentro de uma empresa. Por si só, essa preocupação faz com que os colaboradores se sintam realmente validados no local de trabalho.

Analise a comunicação interna da sua empresa

As metas da empresa precisam ser trabalhadas também no endomarketing, por isso é essencial entender como os colaboradores e líderes se comunicam entre si.

O uso de e-mails, por exemplo, é uma boa forma de comunicação empresarial e pode ser um “às” nas mangas para as ações de marketing interno e externo!

Sabendo disso, agora você precisa analisar se o meio de comunicação interno pode ou não ser melhorado para atingir seus objetivos.

Defina objetivos claros

Todo plano de ação precisa de um objetivo, certo? O que você pretende alcançar com as ações de endomarketing precisa ser a sua questão norteadora para todo planejamento.

Dessa forma, sabendo da sua meta e quais as melhorias são necessárias para a sua empresa, todo o processo fica muito mais fácil e claro.

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São esses objetivos que vão direcionar todas as ações, portanto, eles precisam ser mensuráveis e alinhados às demandas internas.

Crie um plano de ações de endomarketing com metas e prazos

A partir dos objetivos traçados, você consegue criar um plano de ação para o endomarketing da sua empresa de forma mais clara.

O plano de ação é a melhor forma de organizar as etapas que você pretende seguir, e isso pode ser feito a partir de cronogramas, definição de metas e a criação de um passo a passo para a realização das ações de endomarketing (como esse, por exemplo).

Quando aplicar as ações?

Tudo planejado, plano bem alinhado, objetivos traçados. E agora? Quando começar a aplicar as ações de endomarketing?

O momento exato pode variar de acordo com as necessidades da sua empresa, mas é importante lembrar que se há uma ação de endomarketing é porque há demanda.

A melhor escolha para as ações de endomarketing é que elas sejam constantes, para ter um desempenho linear e que a satisfação interna seja mantida.

Como aplicar as ações de endomarketing

Para aplicar as atividades, a comunicação na empresa tem que ser efetiva e atingir à todos.

Sendo assim, sua empresa deve apostar em e-mails semanais, grupos em redes como WhatsApp e Telegram, informativos, TV corporativa, murais, tudo isso abrangendo todos os setores.

Desse modo, a motivação das equipes também é super importante!

Apoiar sempre seus colaboradores através de palestras, workshops, rodas de debate e demonstrar que a empresa está interessada no crescimento pessoal de cada um deles, este é um diferencial muito grande no mundo corporativo.

Do mesmo modo, nada melhor do que ter um time unido, que se conhece, que está adaptado a cultura organizacional da empresa, seus valores e a sua missão.

A integração das equipes é mais que necessária quando falamos em ações de endomarketing.

Engajamento aqui é a palavra-chave!

Os benefícios e as bonificações também fazem parte de estratégias de endomarketing, ok? Ou seja, se a empresa valoriza o colaborador, esse sentimento sempre será recíproco.

Mensuração de resultados

Ao fim de toda ação de endomarketing é necessário medir os resultados. O que aquela ação mudou na trajetória do colaborador? Como ele se sentiu? O que pode ser melhorado?

Tudo isso é importante e pode ser feito através de feedbacks e pesquisas de opinião.

Alguns indicadores como a taxa de absenteísmo e o nível de produtividade também podem servir como base para as estratégias de endomarketing.

Benefícios

Já te mostrei como as ações de endomarketing são importantes, mas quais são os benefícios visíveis?

Te apresento agora mesmo:

  • Aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Aumento da motivação;
  • Redução da rotatividade;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Integração entre os setores;
  • Alinhamento de objetivos;
  • Aumento do ROI.

Portanto, manter esse alinhamento de ações vai beneficiar tanto os colaboradores quanto a empresa.

Exemplos de empresas que são referência em ações de endomarketing

BestBuy

A multinacional de eletrônicos BestBuy passava por um período de alto índice de turnover, com taxas cada vez mais altas que chegaram a 60%.

Para mudar isso, a empresa investiu em ações de endomarketing, partindo de estratégias para diminuir esse índice de rotatividade e melhorar a integração entre os colaboradores.

Foi criada então uma rede social interna somente para funcionários, a Blue Shirt Nation, onde todos compartilhavam experiências, informações e dicas entre si.

Essa mudança na comunicação interna fez com que a rotatividade reduzisse em 12%, assim como fez com que aumentasse a motivação e a produtividade geral.

FIAT

Você sabia que quando a fabricante de veículos FIAT lança um modelo novo os funcionários são os primeiros a fazerem um test drive?

Essa é uma ação de endomarketing que vai além do esperado pelos colaboradores, pois demonstra que a empresa realmente quer que o funcionário faça parte da experiência.

Isso com certeza gera não só uma motivação, mas também ajuda a empresa a entender melhor seus produtos!

Golden Cross

A operadora de saúde brasileira também apostou em uma ação de endomarketing que nós já te falamos ao longo do texto: a bonificação!

Para incentivar seus vendedores, a empresa criou então um plano de recompensas para os funcionários com os maiores índices de desempenho.

Com isso, foi nítida a melhoria na dedicação do trabalho e na motivação dos colaboradores!

Toyota

Quando um funcionário é contratado na Toyota ele passa por cinco meses de treinamento para aprender a cultura da empresa, seus produtos e todo processo de produção dos veículos.

Isso é super importante dentro do endomarketing, pois cria uma relação mais próxima entre colaboradores, empresa e produtos.

Aliás, nada melhor do que conhecer bem o local onde você trabalha, não é?

Citibank

Através da campanha de endomarketing “Sou mais Citi”, os colaboradores foram surpreendidos quando fizeram parte diretamente do marketing da empresa!

Eles tiraram fotos com a mão no peito e, no lançamento da campanha, as fotos foram liberadas com o slogan aplicado nas imagens.

Isso fez com que cada colaborador tivesse a sensação de pertencimento à empresa de forma mais íntima e também rendeu o prêmio global Citi Marketing Award 2009.

10 ações de endomarketing para você implantar agora na sua empresa

O endomarketing traz muitos benefícios para a sua empresa e pode ser um grande diferencial para seu posicionamento no mercado, então que tal investir nessa estratégia?

Te conto aqui algumas ações que você pode começar agora a implantar na sua empresa!

1.TV Corporativa

Também conhecida como mural digital, a TV corporativa é uma ótima forma de aumentar o engajamento entre os colaboradores e a empresa nas ações de endomarketing.

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Isso porque ela faz exatamente o que o colaborador espera: transforma notícias internas e novas informações em algo atrativo e dinâmico!

Por ser automatizada, a TV corporativa pode transmitir postagens das redes sociais da empresa, novidades internas e notícias.

Por isso preparei uma lista de conteúdos que você pode colocar na TV corporativa da sua empresa, já que ela é uma boa ferramenta não só de endomarketing, mas também de comunicação interna (te contei as diferenças, lembra?) e essas são algumas opções interessantes:

  • Informações do RH como reforço dos valores, visão e missão da empresa, comunicados, destaques do mês e aniversariantes;
  • Integração interna como boas-vindas de novos colaboradores;
  • Reforço do endobranding com a exibição de vídeos institucionais e demonstração de produtos;
  • Campanhas sociais e de Compliance, que é o conjunto de regras no ambiente da empresa que auxilia na manutenção do local;
  • Datas comemorativas.

Gostou da ideia da TV corporativa como um ação de endomarketing na sua empresa? Então continue lendo que eu te dou mais dicas!

2. Treinamentos e capacitações

Aprender coisas novas e expandir os conhecimentos é o diferencial entre os profissionais.

Nesse sentido, ao contrário do que muitos imaginam, quanto mais conhecimento você investir em seus colaboradores, maior o retorno que eles darão para a empresa.

Então, quando você dá a oportunidade de aprendizado através de ações de endomarketing, o seu funcionário se sente motivado a permanecer no local e dar o seu melhor cada vez mais.

3. Política de benefícios

Você sabia que o benefício dado aos seus colaboradores também faz parte de ações de endomarketing? Muito além do vale-transporte ou do plano de saúde, existem outros meios de valorizar e reter o funcionário.

Vale-academia, ingressos para atividades culturais, cupons de desconto, cursos de capacitação, tudo isso faz parte da bonificação que você pode constantemente alinhar à produtividade.

4. Reconhecimento de bons funcionários

Estar em um local de trabalho no qual você é reconhecido pelo seu desempenho faz total diferença na sua produtividade.

Por isso aderir na sua empresa ao “destaque do mês” é uma ótima ação de endomarketing que vai engajar e demonstrar interesse no crescimento dos seus funcionários, assim como as bonificações que podem ser dadas aos que se destacam.

5. Feedbacks

Para manter um bom trabalho é preciso saber em quais pontos você pode melhorar e o que você já faz que precisa ser mantido.

Nesse sentido, feedbacks mensais e o conhecido “one-a-one” com seus colaboradores fazem parte de estratégias de endomarketing que são essenciais para manter o alinhamento da equipe e devem ser incluídas como parte da cultura interna.

Além de se sentirem realmente ouvidos pela empresa, os colaboradores saberão que estão no caminho certo ou como se desenvolver em tal aspecto.

6. Participação em eventos

Desenvolver uma estratégia de participação em eventos é uma ótima iniciativa de PDI e de aumento do desempenho do seu time.

Oferecer aos colaboradores da sua empresa a ida a eventos externos pode aumentar a produtividade do trabalho e enriquecer o conhecimento de todos.

Em outras palavras, essa ação de endomarketing demonstra ao funcionário que a empresa quer ajudá-lo a aprender cada vez mais e quer melhorar seus resultados.

7. Plano de carreira

Mostrar aos colaboradores que a sua empresa oferece um plano de carreira é muito importante.

Isso porque a possibilidade de crescimento na organização é capaz de trazer cada vez mais talentos, manter o engajamento e a satisfação do funcionário e diminuir as taxas de rotatividade do seu empreendimento.

8. Pesquisa de clima

Parecido com o feedback, é importante saber ouvir dos funcionários o que eles acham da empresa. Portanto, as pesquisas podem levantar dados importantes para montar as estratégias de endomarketing, como o perfil das equipes, os pontos de melhorias, encaixe do perfil com a cultura da empresa e o nível de satisfação dos colaboradores.

A partir desses resultados, a empresa consegue melhorar o ambiente organizacional.

É indicado então que essas pesquisas sejam recorrentes e também façam parte da cultura da empresa.

9. Newsletter interna

Ter na sua empresa um meio de comunicação é super importante e eficaz! Por isso a newsletter interna é uma ferramenta de endomarketing que traz inúmeros benefícios para a equipe.

Alguns desses benefícios são:

  • Aumento do engajamento entre os setores;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Alinhamento da cultura organizacional;
  • Informativos da empresa;

Além disso, é uma ótima maneira de manter uma comunicação saudável e recorrente com os colaboradores.

10. Aniversariantes do mês

Quem não quer ser lembrado no seu local de trabalho, não é mesmo? Comemorar o aniversário de alguém no trabalho ajuda muito nas ações de endomarketing e melhora o engajamento dos times.

Portanto, criar eventos mensais juntando todos os funcionários e parabenizando os aniversariantes do mês é uma prática muito saudável nas empresas e que faz toda diferença para a organização.

Com uma bom planejamento, mantendo estratégias e objetivos bem definidos, o endomarketing pode fazer total diferença na sua empresa.

Em conclusão, agora que eu te dei algumas dicas sobre ações de endomarketing, que tal investir nisso para ver os resultados?

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

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