Como aumentar a produtividade mudando o clima organizacional?
Lívia Amorim

Lívia Amorim

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Clima organizacional e cultura empresarial: aumentando a produtividade

Com certeza esses termos não lhe parecem estranhos, mas você realmente sabe o que é clima organizacional? E como a cultura pode afetá-lo? Tanto cultura quanto clima organizacional são dois aspectos que regem o andamento da empresa e são considerados de grande importância para a qualidade do ambiente de trabalho e o sucesso, em consequência.

O ser humano não pode ser mais visto apenas como um número ou um simples empregado. Atualmente, na busca pela competitividade procura-se sempre o aprimoramento da qualidade. Portanto, o foco não é mais no produto e sim no processo e na inovação de ideias. O sistema gerador de ideias e produtor de conteúdo é o ser humano, que deve ser motivado e reconhecido. Portanto, a estruturação da cultura e estabelecimento de um bom clima é essencial para alcançar sucesso.

Pensando nisso, separamos esse artigo para você entender melhor como isso funciona na prática e como a cultura pode influenciar no clima e vice e versa. Olha só!

O que é cultura empresarial?

Um dos primeiros aspectos que devem ser considerados pelos empreendedores sobre a sua empresa é a definição da missão, visão, valores e objetivos. Consequentemente, disso surge a cultura da empresa. Sendo ponto chave para a definição dos hábitos, costumes, organização e comportamentos e, consequentemente, a cultura.

Resumidamente, a missão diz respeito ao propósito da empresa no mercado. A visão é a descrição do que se deseja para o futuro. Os valores tratam dos princípios, das crenças e costumes que servem de guias para tomadas de decisões. E, finalmente, os objetivos referem-se a metas que podem ser quantificadas.

Outros fatores influenciam diretamente na cultura da empresa como:

  • Fundadores, especialmente quanto às suas crenças e valores
  • Formalidade do negócio
  • Exigências do negócio
  • Tecnologias
  • Constituição da atual diretoria e gestão
  • Localização da empresa (costumes locais, aspectos socioeconômicos da comunidade, etc)

Mas como você pode analisar a cultura da empresa na qual trabalha? Algumas perguntas simples podem ajudar nesse processo. Reflita: Como você percebe a empresa? Como é o cuidado com os colaboradores? Como é o estilo gerencial da companhia, são rígidos ou flexíveis? Quais são as regras? Elas são seguidas? Os valores da empresa são compartilhados pelos colaboradores?

Portanto, a cultura empresarial, como afirma Ricardo Luz ” envolve um conjunto de pressupostos psicossociais, tais como normas, valores, recompensas e poder.”

O que é clima organizacional?

Como está o clima hoje? Está chuvoso e nublado ou ensolarado e quente? Uma analogia pode ser aplicada no contexto de clima organizacional. Muitas vezes, as pessoas têm prazer em ir trabalhar, pois o ambiente é leve e prazeroso. Pois bem, esse é um clima ensolarado. Os colaboradores estão felizes e motivados a ir no trabalho e se engajar.

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Porém, pode acontecer de o tempo fechar por diferentes motivos. Os colaboradores podem mostrar-se estressados, agitados ou irritadiços. Com certeza, a produtividade será afetada, afinal quem gosta de trabalhar com pessoas nervosas ou mal-humoradas?

O conceito de clima organizacional é simples de compreender. No entanto, é complexo de mensurar. O que causa irritabilidade nesses colaboradores? É preciso identificar quais são as causas, afinal ninguém escolhe estar sempre estressado ou irritadiço. Todas as pessoas querem estar bem.

Portanto, a pergunta é: Como fazer para identificar o clima organizacional e modificá-lo?

Como identificar o clima organizacional?

O clima pode revelar-se bom, prejudicado ou ruim. Podemos considerar o clima bom quando predominam ações e atitudes positivas, quando os funcionários estão engajados e satisfeitos de um modo geral. O clima prejudicado é aquele no qual algumas atitudes afetam negativamente o entusiasmo e satisfação das pessoas. E no clima ruim, o colaborador não apresenta interesse e nem motivação.

Alguns comportamentos podem indicar problemas relacionados com o clima organizacional, como:

  • Turnover
  • Absenteísmo
  • Greves
  • Indisciplina generalizada
  • Conflitos pessoais
  • Desperdícios
  • Reclamações diversas
  • Problemas de saúde, ocasionando ausências.

Portanto, é importante não apenas identificar como está o clima organizacional do negócio. É preciso entender o que os colaboradores pensam sobre a empresa. Mas como fazer isso?

Existem várias formas de se fazer essa investigação como reuniões de área, ombudsman, entrevistas de desligamento e pesquisas de clima.

Já falamos sobre a entrevista de desligamento no artigo de turnover. Portanto, vamos falar de uma outra ferramenta muito útil: a pesquisa de satisfação. Vamos lá?

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é um dos recursos mais utilizados para medir a satisfação geral do negócio. No entanto, ela deve realizada de maneira consciente e cautelosa a fim de cumprir o seu objetivo.

Essa pesquisa é composta por 5 fases: Fase de alinhamento com a direção da empresa, fase de escolha das pessoas para compor o comitê do processo, fase de identificação das bases (compreensão dos objetivos organizacionais, missão, visão e princípios organizacionais), fase de alinhamento e definição das dimensões dos temas e fase de comunicação aos colaboradores.

Na fase de alinhamento e definição das dimensões é preciso escolher quais os temas que serão abordados e qual a melhor forma de abordá-los. Algumas organizações optam por entrevistas individuais e dinâmicas de grupo. Porém o questionário costuma ser o recurso mais utilizado já que é sigiloso e de rápida aplicação.

Questionário

Então, você deve estar se perguntando: quais aspectos devem ser abordados nessa pesquisa? Aqui vão algumas sugestões:

  • Ambiente físico
  • Ergonomia
  • Atuação da liderança
  • Remuneração
  • Possibilidade de desenvolvimento de carreira
  • Trabalho desafiador
  • Comunicação
  • Estilho de gestão
  • Relacionamento interpessoal, etc

É importante que se dê um feedback à sua equipe sobre os resultados. Outra atitude relevante é estabelecer prazos para as mudanças que devem ocorrer na organização. Assim é possível: diminuir as expectativas, aumentar a participação dos colaboradores nas decisões, ampliar a transparência da liderança e restabelecer a comunicação.

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Lembre-se: existem vários modelos na internet, mas a pesquisa de clima não deve ser copiada. Afinal, cada negócio é único, uma vez que conta com pessoas distintas e tem uma cultura específica.

Considerações

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