Dicas de empreendedorismo para quem quer ver a sua ideia sair do papel e o negócio crescer
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Empreendedor: conheça 10 dicas de empreendedorismo para aplicar hoje

Empreendedor: conheça 10 dicas de empreendedorismo para aplicar hoje
5 (100%) 5 voto[s]

Você é um empreendedor? Está começando neste ramo e acredita que tem ótimas ideias para aplicar? Se a resposta é sim, mas você ainda não sabe como começar, vamos conhecer 10 dicas de empreendedorismo que podem mudar o rumo do seu negócio!

São muitos aspectos que estão relacionados ao sucesso de um empreendedor e seu negócio. Por isso, é importante estar atento e se preparar para esse mundo. Algumas dúvidas são muito comuns para quem está começando. Dessa forma, hoje você vai conhecer 10 dicas que vão te mostrar como empreender com consciência e sucesso!

#1 Regularize seu negócio

Um dos piores cenários para a imagem de qualquer empreendedor é trabalhar na ilegalidade ou informalidade. Tenha certeza de que seu negócio está em dia juridicamente. É verdade que a informalidade livra as pessoas de de vários impostos, mas também impede a emissão de nota fiscal.

Portanto, não espere para abrir um CNPJ. Você vai descobrir que existem muitas facilidades para pessoas jurídicas, justamente para facilitar o serviço. Imagine ir ao banco e não precisar enfrentar fila? Um sonho? Pois saiba que pessoa jurídica não precisa enfrentar essa e muitas outros burocracias. Além de tudo, a sua empresa é reconhecida pelo governo e você só ganha com isso. Portanto, não deixe que a credibilidade da sua empresa seja afetada por um detalhe tão primordial.

#2 Desenvolva um protótipo

Para colocar a sua ideia em prática, é necessário testá-la primeiro. Assim, desenvolvendo um protótipo ou apostando em uma fase inicial de testa, venda e aprendizado, você será capaz de recolher o feedback necessário para entender o que está de acordo com as expectativas dos clientes. Além de saber o que precisa ser melhorado.

O importante é saber desenvolver a sua ideia e aprimorá-la no menor período de tempo possível. Se quiser saber mais sobre feedback você pode ler nosso artigo sobre Startup Enxuta ou Lean Startup!

#3 Saiba o que seu cliente quer

É importante que todo empreendedor saiba o que quer, não é mesmo? Mas concorda que de nada adianta você oferecer algo que não é de interesse do seu comprador? Portanto, é importante saber o que sua clientela deseja, quais são as suas expectativas e seus maiores problemas.

Alinhe a sua equipe para que todos tenham acesso a esse conhecimento. Assim, com a ajuda da sua equipe de vendas, você saberá aprimorar o desenvolvimento da sua ideia e, consequentemente, divulgar e entregar o que o cliente quer.

#4 Defina as diretrizes da empresa

As diretrizes da empresa, ou diretrizes organizacionais, são compostas pela a missão, visão e os valores dela. É a partir desses preceitos que todas as decisões da empresa irão se pautar.

A missão de uma empresa pode ser entendida como a razão pela qual ela existe. Nela consta a sua motivação principal, bem como o segmento na qual ela está inserida.

A visão mostra onde a empresa quer chegar e onde ela se vê no futuro. Já os valores pautam a ética e qual o caminho que a empresa tomará para alcançar seus objetivos.

#5 Não pare de aprender

Se você está abrindo um negócio, muitas vezes não vai contar com a ajuda de alguém para cada tarefa ou empecilho que surgir no caminho. Portanto, é preciso sempre buscar conhecimento e especializações de acordo com as necessidades. Mas não espere a dificuldade bater à porta. Olhe para o futuro e esteja preparado.

#6 Alimente seu espírito empreendedor

A partir do momento que você começa a estudar e se prepara, também começa a conhecer mercados que estão despontando no momento. A partir dos seus estudos, coloque em prática as suas ideias e não tenha medo de inovar. Mas cuidado ao arriscar! Estude bem a situação da sua empresa com relação ao mercado e tenha paciência para saber quando assumir riscos.

#7 Aposte no marketing digital

O marketing offline demanda mais tempo do que o marketing digital. Além disso, os resultados são mais demorados e menos precisos. É bem provável que você tenha que fazer o marketing sozinho, então mostre a sua criatividade nas redes sociais e não e esqueça de ter o seu próprio site! Esses são os principais passos para quem quer existir no mercado atual. Ah, e não se esqueça de apostar no remarketing também!

#8 Crie contatos

Networking é tudo no mundo dos negócios. Portanto, não menospreze essa dica. Você pode começar o seu networking nas próprias redes sociais, participando de grupos, fóruns e discussões. Procure nichos relacionados ao seu negócio.

Mas, além disso, se tiver oportunidade de ir à eventos, palestras e workshops você só tem a ganhar. Além de melhorar o seu conhecimento você estará conhecendo muitas pessoas que podem mostrar interesse nas suas ideias e ver grande potencial no seu negócio.

#9 Não esqueça do Social Selling

O Social Selling consiste em saber usar as redes sociais para influenciar pessoas e conquistar o reconhecimento para o seu serviço/ produto/ marca através da influência online entre pessoas.

Para conseguir isso, é necessário primeiramente, estar ativamente presente online, com seu site e as redes sociais atualizadas. É importante sempre responder os seus clientes o quanto antes, além de criar uma cultura na empresa de divulgação. Assim, seus próprios funcionários irão influenciar outras pessoas e a ideia vai se espalhar pela net.

#10 Busque investimento

Buscar parceiros e investidores é primordial para pequenos negócios e mais ainda para Startups. Então inscreva-se em processos seletivos, não perca a oportunidade de fazer o pitch da sua empresa. Mesmo que você não seja selecionado imediatamente, esta é uma ótima forma de aprendizado e de fazer o nome da sua empresa ficar cada vez mais conhecido no mercado.

Então, o que você achou dessas dicas de empreendedorismo? Se gostou não esqueça de compartilhar com os seus amigos empreendedores e dê uma olhada na nossa seção de empreendedorismo do blog!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn